
Preparando seus próximos passos junto do grupo FCA, a PSA anunciou uma nova plataforma modular para seus modelos de médio e grande porte. Sucessora da atual base EMP2 que serve ao Peugeot 3008, Citroën C4 Picasso e Opel Grandand X, a nova plataforma eVMP é pensada também para carros elétricos.
A plataforma eVMP fará sua estreia na terceira geração do Peugeot 3008, programada para ser lançada em 2023. Ela também servirá ao próximo Opel Astra e modelos da Citroën de médio e grande porte. A marca de luxo DS fará uso dessa base para ampliar sua linha de modelos em ofensiva aos alemães (Audi, BMW e Mercedes-Benz).
Após a fusão da Stellantis, até mesmo as marcas do lado FCA do grupo poderão usar a nova plataforma da PSA, visto que a ideia é reduzir custos e número de bases para seus carros. Entre as marcas com mais potencial de criar modelos sobre a eVMP estão Fiat e Jeep, além de modelos menores da Alfa Romeo.
A ideia é que a nova plataforma tenha baterias de 60 kWh até 100 kWh, possibilitando uma autonomia superior a 650 km. Atualmente os Peugeot e-208, Opel Corsa-e e Citroën ë-C4 chegam apenas a 350 km de autonomia, visto que são feitos na plataforma CMP para modelos compactos.
>>Projeção: Peugeot 208 SW é alternativa para quem cansou dos SUVs