Desde sua chegada em 2017, a Piëch Automotive passou por mudanças significativas em relação aos objetivos para seu primeiro carro. Inicialmente, o conceito Mark Zero foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2019, com previsão de entrar em produção este ano sob o nome de Piëch GT.
Contudo, esse plano não se concretizou conforme o esperado. Agora, a empresa conta com uma nova liderança, incluindo Tobias Moers, ex-CEO da Mercedes-AMG e Aston Martin. Com essa nova gestão, surge uma nova visão para a marca, evidenciada pelo modelo em argila em tamanho real do Piëch GT Concept.
Apesar de carregar o nome de Ferdinand Piëch, conhecido por sua contribuição para o Bugatti Veyron, e de a empresa ser fundada por seu filho, Toni, o próprio Ferdinand demonstrou desinteresse em associar-se ao projeto, conforme relatado pela Car and Driver e publicado no site carbuzz.com.
Um berço de carbono envolve uma bateria composta por 16 módulos, contendo 312 células, proporcionando uma capacidade total de 90 kWh. Na parte dianteira, um subconjunto de alumínio suporta uma suspensão multilink de aço, enquanto na traseira, a configuração é semelhante, com o módulo do eixo também feito de aço.
As dimensões do carro são de 4,78 m de comprimento, 2,00 m de largura, baixos 1,34 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. O peso é de aproximadamente 1.814 kg, com rodas de 22″ e discos de freio de fibra de carbono opcionais.
O Piëch GT é impulsionado pelo sistema Piëch Dual2Drive, composto por dois motores elétricos operando de forma independente. Cada um gera 503 cv e 56,1 kgfm, resultando em um total combinado de 1.013 cv e impressionantes 110,6 kgfm. Todo esse poder é transmitido por meio de uma transmissão de duas velocidades.
O carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos e alcança uma velocidade máxima superior a 300 km/h, de acordo com dados preliminares. O alcance estimado é de até 502 quilômetros no ciclo WLTP.
A empresa planeja produzir aproximadamente 2.000 carros entre 2028 e 2029, com uma projeção de aumento para 4.500 a 5.000 unidades por ano quando o segundo veículo da Piëch Automotive, um sedã de quatro portas, for lançado.
Em seguida, o GT entrará em seu segundo ciclo de vida em 2033, podendo ser renovado esteticamente ou totalmente redesenhado. Nesse período, também está previsto o lançamento de um SUV no estilo do SUV Ferrari Purosangue.
O que você achou do Piëch GT Concept? Acredita que ele fará sucesso? Escreva a sua opinião nos comentários!
>>BMW X3 reestilizado tem imagem vazada e parece castor bravo
>>McLaren é mais uma marca que pode se render aos SUVs
>>5 carros que largaram a gasolina e se tornaram elétricos