Provando que os SUVs já dominaram o mundo e que os sedãs são a próxima vítima, a Peugeot vai matar um de seus carros mais bonitos já fabricados. Até o final de 2024, o Peugeot 508 vai entrar para a história da Stellantis.
Segundo informações da revista Autocar, o Peugeot 508 será limado do lineup da marca francesa na virada do ano. Isso se deve a vários fatores ligados diretamente ao carro, mas também indiretamente. Entretanto, isso não tem relação com a estratégia da Stellantis de dizimar marcas que não dão lucro.
Segundo a apuração da revista, as vendas baixas do Peugeot 508 fizeram com que não se justificasse sua manutenção em linha. O modelo faz parte do segmento de sedãs grandes, os quais, boa parte dos clientes, migram para marcas alemãs de luxo ou para SUVs médios.
Outro fator, essa talvez o mais importante, é relacionado diretamente ao plano de eletrificação do grupo. A Peugeot quer que todo e qualquer modelo que ela venda hoje na Europa seja oferecido com versão elétrica. Se a segunda variante for híbrida, híbrida plug-in ou combustão pura, não importa, desde que haja um elétrico.
E esse é o problema do Peugeot 508. O modelo tem versão híbrida plug-in com motor 1.6 THP. Contudo, sua base não tão atual não permite a eletrificação total. Investir em uma nova geração não é viável.
No final das contas, também pesa o fator de que a Peugeot quer rejuvenescer sua imagem na Europa. Especialmente agora que tem no mesmo grupo marcas como Fiat, Opel e Lancia disputando segmentos semelhantes, ela precisa de uma imagem diferente.
Com isso, o 508 vai entrar para a memória como um dos carros mais bonitos que a marca já fez e seu último sedã na Europa. Até porque na China o 408 ganhou nova geração como sedã e o 206 ainda é feito no Irã em versão de porta-malas saliente.
Você teria um Peugeot 508 caso ele tivesse sido vendido no Brasil? Conte nos comentários.