Agora como uma das marcas estrela do grupo Stellantis, a Peugeot focará na expansão de sua linha globalmente. Após o lançamento do novo 308, a marca francesa prepara três novas variantes do modelo: a já clássica perua, a terceira geração do sedã 408 e um inédito SUV cupê.
A terceira geração do Peugeot 308 é chamada internamente de P5, mesmo código usado por seus derivados. Segundo a revista francesa L’Argus, a Peugeot tem os modelos P51 e P54 já em gestação junto da perua 308 SW. E são justamente os dois derivados que podem chamar a atenção do mercado brasileiro.
Novo 408
O P51 nada mais é que a terceira geração do sedã médio 408. Apesar do número a mais, ele sempre foi a versão três volumes do 308. Aqui no Brasil foi comercializado apenas em sua primeira geração, que era produzida na Argentina junto do Citroën C4 Lounge.
Diferentemente do primeiro 408 que era vendido somente na China, Rússia e América Latina, a segunda geração ficou restrita somente à China. Agora, a Peugeot transformará o novo 408 em modelo global. Ele será vendido também na Europa, mas terá como foco principal a China. Chances remotas de ser feito na Argentina existem, mas não apostaria todas as fichas nisso.
3008 cupê?
Já o projeto P54 é o que mais interessa à Peugeot. Trata-se de um inédito SUV cupê de porte médio. O modelo será situado como uma variante mais esportiva do 3008, que tem pegada familiar. É possível que ele adote o nome 4008, se posicionando entre o SUV médio vendido no Brasil e o 5008, que recentemente nos deixou.
Vale lembrar que o nome 4008 é usado pelo próprio 3008 na China por conta da manutenção das vendas da geração anterior. O novo modelo terá pegada esportiva, carroceria alta, mas com teto em curva como os novos Citroën C4 e C5 X. Espere por um interior refinado e tecnológico, possivelmente idêntico ao do novo 308.
Por conta do uso da plataforma EMP2, o novo SUV cupê da Peugeot terá motorização já conhecida. Ele será equipado com motores 1.2 PureTech em versões turbo. Haverá também o 1.6 THP ligado a um sistema híbrido. Variantes 100% elétricas não deverão ser oferecidas por conta da base que o modelo usa.
>>Peugeot 2008 Skywalker é lançado no Brasil por R$ 121.990
>>208 ganha motor 1.2 Turbo em versão esportiva na Argentina