Cuidada pela Stellantis atualmente, a Peugeot terá 2024 e 2025 como anos movimentados no quesito lançamentos. Agora, a marca francesa está focada na estreia oficial da nova geração do SUV compacto 2008 e ainda este ano mostrará o 208 reestilizado por aqui. Contudo, em 2025, eles ganharão o conjunto híbrido-leve de motorização.
A equipe do portal Auto Esporte é quem confirmou a informação. Durante o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), o CEO do conglomerado automotivo, Emanuele Capellano, foi questionado acerca do lançamento do conjunto eletrificado nas montadoras que a empresa cuida. Ele foi claro ao revelar que a essa tecnologia será introduzida nas fabricantes cuidadas e que a Peugeot faz parte da estratégia.
Emanuele ainda afirmou que a motorização eletrificada está sendo desenvolvida no Brasil e os carros da fabricante receberão o conjunto já em 2025. É bastante provável que sejam os novos 208 e 2008 que recebam tal novidade, pois eles passarão a serem equipados com o motor 1.0 turbo GSE flex de 130 cv e 20,4 kgfm de torque em suas gamas.
Estreia oficial fica com os carros da Fiat
Este mesmo propulsor equipa dos SUVs da Fiat, Pulse e Fastback e são eles os primeiros híbridos-leve da Stellantis a serem ofertados por aqui. Os lançamentos deverão acontecer ainda em 2024. Este conjunto traz um pequeno motor elétrico que substitui o alternador e o motor de partida e tem ainda uma bateria de 12V que funciona em paralelo ao sistema elétrico do carro.
A novidade permite que o automóvel siga em movimento com o câmbio desacoplado e o motor principal desligado. O pequeno motor fornece potência adicional em determinadas ocasiões como arrancadas em que o motor do modelo estiver frio. Ele também ajuda a diminuir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustível.
Contudo, a estreia oficial dos novos Peugeot 208 e 2008 Bio-Hybrid só deve acontecer em meados de 2025. Agora, o foco está na renovação deles. Além de oferecer a tecnologia híbrida-leve, o projeto Bio-Hybrid da Stellantis ainda pode trazer o conjunto híbrido convencional, batizado de e-DCT e que vai equipar carros como os SUVs Jeep Compass e Commander, mas mais para frente.
Vale pontuar que os novos 208 e 2008 híbridos-leve vão ter versões movidas a combustão também. No caso do hatch rival do Chevrolet Onix, ele terá três opções de motor: 1.0 aspirado Firefly de 75 cv, 1.0 turbo flex de 130 cv e o híbrido-leve. Já o SUV compacto rival do Honda HR-V terá os propulsores 1.0 turbo flex a combustão, o híbrido-leve e a versão 100% elétrica.
Você está ansioso para ver como ficaram os novos 208 e 2008? Será que eles farão sucesso como eletrificados? Conte nos comentários