Modificações técnicas!

Peugeot lança 208 voltado para as pistas; confira

O Peugeot 208 ganhou uma variante Racing voltada para as pistas, trazendo modificações no motor, nas suspensões e na cabine

Peugeot 208 Racing branco em foto estática com fundo e chão branco
Peugeot 208 Racing [Divulgação]

A Stellantis estreou a versão de corrida 208 Racing, oferecendo aprimoramentos específicos para o uso em pistas. Entre as novidades estão as atualizações no motor turboalimentado e no chassi, fazendo do modelo uma porta de entrada para quem deseja ingressar no mundo do automobilismo.

O compacto foi projetado exclusivamente para o FR6 Trophy, uma nova categoria organizada pela Fédération Française du Sport Automobile (FFSA), que integrará o calendário da French Rally Cup a partir do próximo ano. A gigante Stellantis é a primeira fabricante a participar.

O modelo é baseado no facelift do Peugeot 208, exibindo detalhes em verde limão tanto nas capas dos retrovisores quanto no lugar das luzes diurnas (DRL), realçando os traços da carroceria finalizada em branco. Essa caracterização remete ao passado, resgatando o Peugeot 106 Rally.

Peugeot 208 Racing [Divulgação]

Por dentro, a Stellantis adicionou ao Peugeot 208 Racing uma gaiola de proteção e um sistema automático de extinção de incêndio, ambos de acordo com as normas de segurança do regulamento Rally4. O painel foi otimizado, apresentando uma tela multifuncional, um conjunto de disjuntores e controles no console central.

O desenvolvimento do Peugeot 208 Racing foi impulsionado pela experiência da Stellantis adquirida nos modelos Peugeot 208 Rally4, Citroën C3 Rally2 e 208 Racing Cup.

Peugeot 208 Racing branco em foto estática de traseira com fundo e chão branco
Peugeot 208 Racing [Divulgação]

Sob o capô, o motor de três cilindros 1.2 turbo a gasolina foi aprimorado e trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis marchas encurtadas para garantir 145 cv. O peso de apenas 1.050 kg resulta em uma relação peso-potência de 7,2 kg/cv.

Além de usar exclusivamente o combustível E85, este Peugeot recebeu atenção especial nas suspensões e no conjunto de frenagem. O contato com o solo é assegurado pelos pneus Michelin Pilot Sport PS5, que contribuem para a aderência e também para a redução de custos.

O Peugeot 208 Racing custa 38.900 euros no mercado europeu (aproximadamente R$ 240.592, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo impostos e taxas). A Stellantis está recebendo pedidos, e as primeiras unidades devem ser entregues a partir de fevereiro de 2025.

O que você achou dessa versão especial do Peugeot 208 voltada para as pistas? Deixe sua opinião nos comentários!