Depois de 26 anos de produção ininterrupta, a Peugeot Partner de primeira geração finalmente vai sair de linha. Mas não totalmente. A Stellantis confirmou à imprensa argentina que a Peugeot Partner Patagonica está em processo de descontinuação. Entretanto, a versão furgão e o gêmeo Citroën Berlingo seguem vivos.
O diretor de vendas da Stellantis Argentina, Pablo García Leyenda confirmou à imprensa local que a Partner Patagonica está saindo de linha. A versão é uma variante de passageiros e aventureira do furgão francês. Ela é baseada na primeira geração da Partner, que foi revelada ao mundo em 1996 e é feita na Argentina desde 1998.
A aposentadoria do modelo vem pouco depois de o Latin NCAP bater uma Partner Patagonica e uma Rifter (sucessora de passageiros da Partner na Europa) e revelar a discrepância absurda de segurança entre os dois modelos. Vale ressaltar que essas vans da Stellantis são os carros mais velhos em produção na Argentina.
Ainda não se sabe se Partner e Berlingo em versão furgão serão descontinuados também futuramente. Vale lembrar que a marca tirou as versões a gasolina de linha na virada do ano, mantendo só o motor diesel. O espaço liberado pelo fim de produção será usado para ampliar o volume do novo Peugeot 2008.
Na Europa, Peugeot, Citroën, Opel, Fiat e até Toyota (que não faz parte do grupo Stellantis) contam com furgões de porte compacto que poderiam tranquilamente substituir os modelos jurássicos produzidos na Argentina. A plataforma é a EMP2, usada pelo Peugeot 3008, o que encareceria os custos de produção. Resta saber o que a Stellantis vai fazer.
Você acha que a Peugeot demorou para tirar o modelo de linha ou ainda tinha lenha para queimar? Conte nos comentários.