Novidades

Peugeot prepara esportivo V6 biturbo com 952 cv

Para as corridas em LeMans, Peugeot terá um bólido com conjunto híbrido e motor V6 que pode chegar aos seus carros

Peugeot LeMans 2022 [divulgação]
Peugeot LeMans 2022 [divulgação]

As tradicionalíssimas 24 horas de LeMans são palco para as mais ferrenhas brigas automotivas, mas também berço do desenvolvimento de novas tecnologias que, tempos depois, chegam aos carros de rua. Por isso, a aventura da Peugeot com um esportivo V6 híbrido de quase mil cavalos indica um futuro promissor para a marca.

Não é de hoje que a Peugeot participa das 24 horas de LeMans e traz alguns novidades das pistas para seus carros de rua. Para a prova de 2022 a marca terá um novo conjunto mecânico desenvolvido pela divisão Peugeot Sport com foco na eletrificação.

[divulgação]
[divulgação]
O chamado HYBRID4 500KW é composto por um motor 2.6 biturbo V6 montado no centro do carro com 680 cv. Ele e auxiliado por um motor elétrico na dianteira com 272 cv. A potência total do conjunto é de 952 cv, mas o pico de força permitido é de apenas 680 cv por regras da prova.

Por isso, o motor a combustão tem boa parte de sua força total capada para que o elétrico possa atuar com mais força, pois tem torque maior e respostas mais rápidas. Quando as baterias se esgotam, o V6 volta a funcionar com todos os seus 680 cv.

Para não transformar tudo em bagunça, o motor elétrico só funciona nos boxes e em velocidades acima de 120 km/h. É uma maneira também de preservar as baterias. Assim, em baixas velocidades, o Peugeot tem tração traseira e só muda para tração nas quatro rodas em retas longas ou curvas de alta velocidade.

A Peugeot iniciará os testes desse conjunto mecânico e de seu bólido de competição na primeira metade de 2021 para classifica-lo para a prova de LeMans em 2022. Pouco ainda foi revelado sobre seu visual, além da dianteira onde ostenta três filetes de LED que fazem lembrar o conjunto óptico do Peugeot 208 Griffe.

>>Peugeot 208 e VW Polo: tipo Europa ou engana-brasileiro?

>>Comparativo: Peugeot 208 Griffe e Honda WR-V EXL valem R$ 95 mil?

>>Avaliação: novo 208 é a revolução que a Peugeot prometeu?