Novidades

Peugeot vai atrás de Mercedes C43 AMG e Audi S4 com novo 508 PSE

Modelo mais potente da história da Peugeot, novo 508 PSE quer aproximar a marca francesa das grifes de luxo

Peugeot 508 PSE e 508 SW PSE [divulgação]
Peugeot 508 PSE e 508 SW PSE [divulgação]

Poucas semanas depois de lançar o novo 208 no Brasil e prometer a versão elétrica para 2021, a Peugeot deu mais um passo em direção à sua expansão global. O inédito 508 PSE (e sua irmã 508 SW PSE) inauguram a nova divisão esportiva da marca que vai tentar, através da eletrificação, encostar em Mercedes C43 AMG e Audi S4.

Substituindo os modelos GTi, os novos Peugeot PSE (sigla para Peugeot Sport Engineered) serão híbridos e terão potência bem acima do padrão da marca. Prova disso é que o 508 PSE é o Peugeot mais potente da história.

Peugeot 508 PSE [divulgação]
Peugeot 508 PSE [divulgação]
Ele conta com motor 1.6 THP quatro cilindros turbo de 197 cv e 30,6 kgfm de torque atrelado a dois motores elétricos: um na dianteira com 109 cv e 32,6 kgfm e outro na traseira com 111 cv e 17 kgfm. Combinados, os três motores entregam 355 cv e 53 kgfm de torque.

Comparando com o C43 AMG, que usa motor V6, o Peugeot tem o mesmo torque e apenas 35 cv a menos. Já contra o Audi S4 que também é V6, o francês ganha em torque e potência: são 354 cv e 50,9 kgfm no modelo alemão.

A ideia de esportividade da Peugeot é atrelar a força dos motores elétricos à versatilidade e o som dos combustão para entregar mais força com um motor pequeno. A estratégia é a mesma que a Volvo faz em suas versões Polestar.

Com tração nas quatro rodas graças ao layout de três motores, o 508 PSE atinge os 100 km/h em 5,2 segundos e só para de acelerar aos 250 km/h no modo híbrido. Apenas com eletricidade, ele pode chegar a 135 km/h e roda 42 km com uma carga completa. A Peugeot afirma que em carregadores wallbox, ele recupera 100% de carga em duas horas.

Peugeot 508 SW PSE [divulgação]
Peugeot 508 SW PSE [divulgação]
O toque esportivo vem também no visual, mas sem deixar dúvidas de que ele também é ecologicamente correto. Tanto o 508 PSE quanto a 508 SW PSE trazem para-choques esportivos com aletas aerodinâmicas nas extremidades, grade frontal escurecida com parte interna modificada e detalhes em verde limão nas entradas de ar e pinças de freio.

Por dentro há costuras em verde limão e detalhes no painel de instrumentos e volante na mesma tonalidade. Os bancos são esportivos com abas laterais pronunciadas e revestimento de couro e Alcântara. Não há planos para importação do modelo ao Brasil, visto que nem as versões regulares do 508 são importadas para o nosso país.

508 PSE [divulgação]
508 PSE [divulgação]

>>Peugeot 208 é o 9º carro elétrico mais vendido do mundo

>>Peugeot 3008 e 208 elétrico viram viaturas da Polícia no Reino Unido

>>Peugeot 208 2021: entre R$ 74.990 e R$ 94.990, somente automático