Desde que a Peugeot lançou o novo 208 no Brasil, o público clama por uma versão turbinada do hatch compacto. Ela era dada como certa antes do lançamento do modelo, mas foi deixada de lado no último minuto dado os custos altos. Mas um flagra do modelo na Argentina pode acender a esperança de um Peugeot 208 turbo?
Produzido no país vizinho com motor 1.6 aspirado, o novo Peugeot 208 terá uma nova opção de motorização em breve. O desejado 1.2 PureTech turbo (ou 1.2 THP) traz 130 cv – pouco a mais que seus concorrentes 1.0 turbo como Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 que ficam entre 116 cv e 128 cv.
Segundo informações do Argentina Autoblog, que fez o flagra do modelo circulando nas ruas do país vizinho, o Peugeot 208 turbo será vendido por lá na versão esportiva visual GT Line. O visual é compartilhado com o 208 e-GT elétrico que chegará ao Brasil ainda neste ano com preço acima dos R$ 200 mil.
O modelo conta com grade frontal com pontos cromados menores e em maior quantidade, retrovisores pretos, caixas de rodas alargadas com plásticos pretos brilhantes, saída dupla de escape, rodas de liga-leve de 17 polegadas diamantadas e falso extrator de ar em preto brilhante.
Diferentemente das demais versões com motor 1.6 aspirado (e até uma variante de entrada com o 1.2 PureTech aspirado não oferecida no Brasil, o Peugeot 208 GT Line turbo será importado da Europa. As contas da PSA não fecharam para a produção local e adaptação do combustível ruim da nossa região.
Ficará mais barato trazer a versão turbo do 208 da Europa do que produzi-la na Argentina. A julgar pelo preço de R$ 94.990 da versão Griffe, facilmente esse 208 GT Line passaria de R$ 100 mil caso fosse vendido no Brasil.
Apesar de vir importado de outro continente, o Argentina Autoblog afirma que esse 208 turbo terá um layout exclusivo para a Argentina. Ao invés de usar a transmissão automática de oito marchas com seletor eletrônico, ele contará com câmbio automático de seis marchas e manopla tradicional usada nas versões nacionais do 208.
>>Avaliação: novo 208 é a revolução que a Peugeot prometeu?
>>Comparativo: Peugeot 208 e VW Polo: tipo Europa ou engana-brasileiro?
>>Comparativo: Peugeot 208 Griffe e Honda WR-V EXL valem R$ 95 mil?