Menor economia?

Peugeot 208 e 2008 híbridos chegam em 2025 com sistema Fiat

Os Peugeot 208 e 2008 com a tecnologia híbrida da Fiat estrearão em maio do próximo ano, com chegada às concessionárias em junho

Peugeot 2008 GT cinza em foto de 3x4 frontal sobre a areia com árvores ao fundo
[Peugeot 2008 GT / Rafael Dea / Auto+]

Os Fiat Pulse e Fastback estrearam recentemente o sistema híbrido de 12V neste ano, e os Peugeot 208 e 2008 híbridos empregarão o mesmo conjunto, com lançamento previsto para maio do próximo ano e chegada às lojas em junho. Ambos os modelos da marca do leão serão oferecidos na configuração GT, carregando o emblema T200 Hybrid.



Tanto o Peugeot 208 quanto o 2008 empregarão o sistema híbrido leve de 12 Volts, trabalhando em conjunto com o motor de três cilindros 1.0 turbo, com 12 válvulas, injeção direta e sistema Multiair III, para entregar 130 cv e 20,4 kgfm. A transmissão será continuamente variável (CVT) com sete marchas simuladas.

A unidade elétrica substitui o alternador, oferecendo 4 cv e 1 kgfm, mas não consegue movimentar o carro sozinha. Portanto, ela entra em ação em determinados momentos, principalmente até 3.500 rpm. A energia é armazenada na bateria de íons de lítio sob o banco do motorista, que possui 0,125 kW de capacidade e está conectada à bateria de chumbo-ácido de 68A.

Peugeot 208 GT 2025 cinza parado de frente com árvores ao fundo
Peugeot 208 GT 2025 [Auto+ / Rafael Dea]

São híbridos de verdade?

Antes de tudo, os dois carros da Fiat não são híbridos de verdade por não mover as rodas sozinho. Eles utilizam um sistema simples de 12V no qual o motor de partida e o alternador são substituídos por um pequeno motor elétrico que remove parte do esforço do 1.0 três cilindros turbo.

No Pulse Hybrid houve redução de 10,5% no consumo com etanol ou com gasolina. Nessa nova configuração, ele marca 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (etanol), ou 12,3 km/l na cidade e 13,9 km/l, respectivamente. Já o Fastback Hybrid teve uma melhora de 9,8% com etanol e de 10,7% com gasolina.

Fiat Pulse Audace Hybrid cinza com teto preto parado em frente ao Royal Palm Plaza
Fiat Pulse Audace Hybrid [divulgação]

Assim, graças ao sistema eletrificado, o SUV cupê agora consegue fazer 8,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, ou 12,3 km/l (cidade) e 13,9 km/l na estrada (gasolina). Ou seja, há uma redução de consumo em ambos os modelos, que pode ser ampliada em caso de trânsito intenso.

Como será o visual dos Peugeot híbridos?

De acordo com a apuração da Auto Esporte, os dois novos carros da Peugeot chegarão em maio do próximo ano, e o visual ainda é incerto. Contudo, deverá se inspirar na Fiat, com a adição de logotipos alusivos à tecnologia híbrida. Ainda de acordo com a publicação, os emblemas T200 Hybrid poderão vir na coluna C no lugar do logo GT, e as novas versões devem conviver com as opções GT a combustão num primeiro momento.

Ao abrir a porta, assim como nos carros da Fiat, o quadro de instrumentos também deve ter modificações, com similaridades com o gráfico do Pulse e do Fastback, incluindo a insígnia Hybrid.

Painel de instrumentos ligado do Fiat Pulse Impetus Híbrido-leve
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid [Divulgação]

O que você achou dos Fiat Pulse e Fastback híbridos? E o que espera dessa tecnologia nos carros da Peugeot? Escreva sua opinião nos comentários!