Modelos do Volkswagen Up! são convertidos em triciclos nada convencionais por uma empresa na Europa. Rebatizado de Geparda, o VW Up! modificado custa US$ 24.000. Graças as transformações no eixo traseiro e no trem de força, ele se enquadra na categoria L5e da Europa. Essa classificação permite que pessoas a partir de 16 anos podem dirigir o Geparda desde que tenha carteira de motorista A1.
Apesar do Geparda andar sobre quatro rodas, ele é considerado um triciclo devido a uma brecha regulatória. É que na verdade, o eixo traseiro é equipado com uma espécie de “roda dupla”. São duas rodas posicionadas próximas uma da outra e centralizadas no eixo traseiro. Sendo assim, teoricamente ele é triciclo, mas tecnicamente ele tem quatro pneus.
É estranho olhar as caixas de rodas vazias e um veículo de mais de 3,5 metros tendo a traseira sustentada como um triciclo invertido. Afinal, normalmente os triciclos, contam com uma roda dianteira e duas traseiras, e não duas dianteiras e uma traseira. Por isso, essa parte do design é um pouco complexa de digerir.
Mas o restante da estrutura do carro é original do VW Up!. Além disso, ele é maior, mais espaçoso e mais confortável que quadriciclos como o pequeno Citroën Ami ou o Renault Twizy que pertencem ao segmento L6e.
Com apenas 20 cv pessoas de 16 anos podem dirigir o Geparda, mas ele chega até 110 km/h
A parte difícil vem agora: o motor 1.0 passou por uma redução de potência de 114 cv para 20 cv através de uma ECU reprogramada. O mais surpreendente é que apesar de ele ser muito lento, depois de afundar o pé no pedal do acelerador por algum tempo ele pode atingir até 110 km/h.
Só não foi divulgado quantos segundos ele precisa para atingir tal velocidade. Um micro-ondas deve levar menos tempo para esquentar seu almoço do que ele precisa para ir de 0 a 100 km/h. A notícia boa é que já que ele atinge essa velocidade ele pode circular por algumas muitas rodovias.
Como ele é baseado em um modelo que já saiu de linha, só é possível obter um Geparda usado. A versão de duas portas é ofertada a partir de US$ 23.600, com apenas duas portas, e a partir de US$ 24.200 com quatro portas. Isso é significativamente mais caro que VW Up! novo original. A pergunta que fica é: vale à pena pagar mais de R$ 140.000 nesse triciclo peculiar para poder dirigir aos 16 anos?
O que você achou do Geparda? Conte para nós nos comentários.