EUA vs chineses

Pesquisa mostra porque EUA teme tanto os carros chineses

Apesar das inúmeras tentativas de tentar brecar uma futura invasão dos carros chineses nos EUA, os americanos querem comprar esses modelos

carros chineses
BYD Seal [Auto+ / João Brigato]

Enquanto no Brasil as fabricantes tidas como tradicionais já conseguiram fazer o imposto de importação subir para barrar os carros chineses, os EUA estão com medo. Ainda sem nenhuma marca chinesa por lá, o governo está fazendo de tudo para barrar a chegada de BYD, GWM e as marcas do grupo Geely. Mas há mais o que temer.

Diferentemente do esperado, os norte-americanos não são tão preconceituosos quanto os brasileiros em relação aos carros chineses. Uma pesquisa feita pela AlixPartners International Electric Vehicle Consumer-Sentiment revelou que os estadunidenses desejam sim um carro chinês, mas com um porém.

Dos entrevistados, 73% disse que compraria sim um carro chinês, desde que custasse cerca de 20% a menos que um equivalente norte-americano, japonês ou coreano. O percentual é ainda mais alto entre os jovens com idade entre 18 e 25 anos, mostrando que a visão dos jovens adultos e adolescentes sobre os carros chineses é positiva.

Nio ES8 [divulgação]
Nio ES8 [divulgação]

Além disso, 58% dos entrevistados veem de maneira positiva a imagem de marcas chinesas que produzem elétricos, como BYD, Leapmotor e Nio. Ou seja, os americanos estão de fato considerando fortemente comprar carros chineses, caso as marcas tenham coragem suficiente de entrar nesse disputadíssimo mercado.

BYD no México

Vale lembrar que recentemente a BYD anunciou que vai construir uma fábrica no México, tanto para focar no mercado local, quanto para exportar para a América Latina, onde já tem presença forte. Mas, o foco da fábrica mexicana também era abrir caminho para entrar nos EUA.

BYD
Caminhonete BYD 2024 [Divulgação]

Entretanto, o atual presidente Joe Biden e o candidato à eleição, Donald Trump, ambos declararam que vão colocar taxa de 100% de impostos na importação de carros chineses feitos no México. Ou seja, o governo quer barrar a chegada desses modelos a todo custo, enquanto os norte-americanos querem comprá-los. 

De que lado dessa briga você fica? Conte nos comentários.


>>BYD King: o que sabemos sobre o híbrido terror do Toyota Corolla?

>>Tank 400 é jipe de luxo da GWM confirmado para o Brasil

>>Jaguar Land Rover vai usar plataforma da Chery