Porsche Panamera que se prepare para o embate

BYD e Mercedes-Benz se juntam para lançar uma perua

A Denza é uma marca de luxo da BYD e ela terá logo mais a perua Z9 GT. O modelo tem espaço interno e potência de sobra como aliados

Denza Z9 GT
Denza Z9 GT [Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/ Reprodução]

As parcerias automotivas são benéficas tanto para as montadoras quanto para o público. A BYD e a Mercedes-Benz se uniram e criaram a Denza, uma marca de luxo de modelos eletrificados e agora apresentou a Z9 GT. A novidade é uma perua elétrica esportiva luxuosa e que vai chegar já em 2024. Ela teve mais detalhes revelados antes da hora e promete tirar a paz da Porsche Taycan Cross Turismo.

A Z9 GT chama atenção de todos os ângulos. Na dianteira, seu capô é curvo e possui leves vincos. Seu para-brisa é levemente inclinado, assim como o teto. Nas laterais, os destaques são as maçanetas embutidas, os amplos espelhos retrovisores e as rodas largas. A traseira é a parte que mais relembra um carro da Mercedes-Benz. As lanternas são ovais e invadem a tampa do porta-malas, a janela é levemente inclinada e ele terá um aerofólio traseiro elétrico abaixo do vidro, o qual ajudará na aerodinâmica.

Seu lançamento está previsto para acontecer no fim de 2024 e a chegada ao mercado europeu acontecerá apenas em 2025. Quem adiantou os detalhes de desenho e potência da perua de luxo da BYD foi o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. No quesito tamanho, a Denza Z9 GT terá 5,18 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 3,12 m.

Denza Z9 GT
Denza Z9 GT [Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/ Reprodução]

Motor para dar e vender

A lista de equipamentos de série não foi divulgada, mas no modelo apresentado pelo ministério chinês havia um teto panorâmico. Já que se trata de um veículo com pegada premium, pode-se esperar por diversos itens. Aliás, a Denza Z9 GT virá equipado com os recursos LiDAR, aqueles de condução semiautônoma. Mais detalhes serão revelados ao longo do ano, até o momento de sua apresentação oficial.

Como é um automóvel com pegada esportiva, a perua elétrica da BYD virá equipada com três motores. Um deles estará instalado na dianteira e renderá 230 kW e outros dois ficarão na traseira e rendem 240 kW cada. O conjunto entrega 710 kW, cerca de 952 cv. A velocidade máxima é controlada eletronicamente em 240 km/h e a BYD equipará a Denza Z9 GT com a bateria Blade.

A ideia é que a Denza Z9 GT seja lançado no mercado global, por isso não pode ser descartada sua chegada ao Brasil. Contudo, se trata de uma cogitação. Recentemente, a marca de luxo da BYD lançou a minivan D9, para enfrentar a Lexus LM. O Z9 GT virá ao mundo para tirar a paz de Porsche Taycan Cross Turismo e Zeekr 001.

O que você achou da perua esportiva da BYD? Se ela vier ao Brasil, daria uma volta nela? Conte nos comentários


>> Novo SUV da Stellantis muda de nome por conta do governo

>> BMW X3 2025 é flagrado em testes e chega este ano

>> Os 5 carros JDM mais icônicos da história