A eletrificação é um caminho sem volta, como costumamos dizer. Em uma época em que muitos fabricantes exóticos estão reduzindo motores ou adotando a eletrificação, a Pagani segue contra a maré com o Utopia Roadster, que utiliza um motor V12 6.0 biturbo de 852 cv e 112 kgfm, sem qualquer conjunto híbrido.
Isso ocorre porque Horacio Pagani mencionou que seus clientes não desejam um híbrido. De fato, o Aston Martin Valkyrie e o Bugatti Tourbillon são dois exemplos de híbridos equipados com potentes propulsores e auxiliados pela eletrificação.
Alguns acreditam que essa solução combina o melhor de dois mundos, melhorando tanto o desempenho quanto a eficiência. No entanto, a Pagani acredita que esses veículos realmente apresentam problemas.
“Na realidade, ninguém está interessado em um carro híbrido,” disse Pagani ao The Drive em uma entrevista sobre o lançamento do Utopia Roadster nos EUA. “Eu tenho híbridos na minha coleção, como um Porsche 918 Spyder. Mas, na hora de sair, levo meu 911 R ou o Carrera GT. Nossos clientes pensam da mesma forma.”
A Pagani considerou seriamente a ideia de um motor híbrido ou elétrico no passado, mas as empresas não podem se dar ao luxo de construir algo que seus clientes não querem comprar.
“Temos que construir o que o cliente deseja. Em 2017, formamos uma equipe para trabalhar em um modelo elétrico. Toda a equipe estava focada e animada – inclusive eu – e definimos o conceito, colaborando com a Mercedes-AMG e outros parceiros.
Até começamos a trabalhar com a Lucid, que possui excelente tecnologia no mundo dos veículos elétricos. Mas, no final, os clientes não estavam interessados,” acrescentou. Ou seja, a Pagani não está com pressa para abandonar o V12.