Híbridos ou elétricos?

Padrinho dos elétricos diz que carros híbridos só atrapalham 

Executivo envolvido no desenvolvimento do Nissan Leaf acredita que carros híbridos só retardam a chegada dos elétricos

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid azul parado de frente com as rodas dianteiras viradas - Isenção de carros híbridos
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Foto: Divulgação]

Muitos consumidores simpatizantes da eletrificação preferem começar pelos carros híbridos, pois parecem um bom meio termo entre os modelos a combustão e os veículos elétricos. Os híbridos ajudam na diminuição de emissão de poluentes, muitos têm um consumo interessante e ainda trazem a segurança do combustível. Pois, um dos maiores medos de quem pensa em comprar um elétrico é ficar sem bateria no meio da rua.  

Andy Palmer, CEO da Aston Martin, também é conhecido por seu papel importante no desenvolvimento de um dos primeiros carros elétricos produzido em grande escala. Estamos falando do Nissan Leaf. Isso deu a Palmer o apelido de “padrinho dos carros elétricos”.  

Apesar do Nissan Leaf estar longe da liderança dos elétricos, ele foi fundamental para o progresso do segmento de carros movidos exclusivamente a baterias. Por isso, a visão de Palmer sobre carros híbridos e elétricos tem grande relevância para o setor. Recentemente ele concedeu uma entrevista a Business Insider onde abriu o jogo sobre o futuro da eletrificação. 

Nissan Leaf é um dos carros com maiores descontos da Black Friday
Nissan Leaf [divulgação]

O CEO da Aston Martin não pesou as palavras e surpreendeu com suas afirmações: “Os híbridos são um caminho para o inferno, um beco sem saída. Eles são uma estratégia de transição e, quanto mais tempo você permanecer nessa transição, menos rapidamente entrará no novo mundo”, disse Palmer durante a entrevista.   

Enquanto Ocidente se distrai com carros híbridos, China aposta tudo em elétricos

Além de achar que os carros híbridos estão retardando a chegada dos elétricos, Palmer também enfatizou o quanto a China tem tirado vantagem disso: “Se você simplesmente atrasar a transição para os veículos elétricos e ficar com híbridos, ficará menos competitivo por mais tempo e permitirá que os chineses continuem a desenvolver seu mercado e sua liderança. Sinceramente, acho que é uma tarefa tola”.   

BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]

Tanto a primeira quanto a segunda afirmação de Palmer traz muitas verdades. De fato, quanto mais opções de carros híbridos o mercado oferecer, mais distante estaremos de um mundo eletrificado. Tanto que muitas fabricantes estão desacelerando na corrida de modelos 100% elétricos e voltando a investir em carros híbridos. Mas a pergunta que não quer calar é: será que isso é ruim? Para o consumidor não.  

Enquanto isso a China tem tirado todas as vantagens possíveis da eletrificação. Temos como exemplo nosso próprio país, onde os cinco carros elétricos mais vendidos em 2024 são de marcas chinesas. A China tem aproveitado sua grande capacidade de produção e sua competitividade nos preços para oferecer uma variedade de elétricos superior a muitas marcas ocidentais. O que tem feitos marcas chinesas avançarem rapidamente.  

Novo GWM Ora 03 Skin Special Edition azul com partes pretas, visto de frente e parede de tijolos ao fundo
GWM Ora 03 Skin Special Edition [Divulgação]

Para Palmer, os carros híbridos não passam de um paliativo. Enquanto marcas ocidentais se distraem com ele, a China tem dispendido de toda sua energia para dominar o segmento de carros elétrico nos quatro cantos do mundo. Para se ter ideia, o governo chinês disponibilizou cerca de US$ 320 bilhões em subsídios para produção de novos carros movidos a bateria. 

Os carros elétricos chineses são realmente bons? 

Para o CEO da Aston Martin, os carros chineses são muitos bons e disse mais: “Acho que as empresas chinesas aprenderão com a concorrência na Europa, porque esse é o mercado mais difícil do mundo. Se elas conseguirem fazer isso, serão imbatíveis”.  

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid - Carros híbridos [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Embora a opinião de Palmer tenha muita sensatez não representa um consenso do setor. Para a Toyota, por exemplo, os híbridos parecem muito promissores. A verdade é que é difícil cravar quando o mundo estará pronto para se despedir da gasolina. Talvez nessa briga de gigantes, os dois lados saiam ganhando. Tudo dependerá do que o público vai comprar.  

Você é do time dos carros híbridos ou elétricos? Conte para nós nos comentários.