Já em testes na Europa, a sexta geração do Opel Astra colocará de vez um fim à era General Motors na Opel. O hatch médio será intimamente ligado à terceira geração do Peugeot 308. E novas informações divulgadas por Michael Lohscheller, CEO da Opel, revelaram que até motor THP o novo Astra terá.
Em entrevista ao Automotive News, Lohscheller afirmou que “obviamente compartilhamos a mesma plataforma [com o Peugeot 308]. Isso é um grande benefício da nossa companhia”. A base será a EMP2 já usada em outros modelos da Stellantis, como o Opel Grandland, Citroën C5 X e Peugeot 3008.
Por compartilhar base com o 308 2022, o novo Astra também terá a mesma gama de motores. O hatch médio alemão terá à disposição diversas famílias de motores do lado PSA da Stellantis. Tudo começará com o PureTech 1.2 três cilindros turbo nas verões de 110 cv e 130 cv.
Astra THP
Haverá ainda o diesel BlueHDi 1.5 quatro cilindros de 130 cv. Mas a grande estrela da gama é o motor 1.6 THP quatro cilindros turbo ligado a um sistema elétrico. A variante menos potente entrega 150 cv e a topo de linha vai a 180 cv – ambas com consumo de carro popular por conta do sistema híbrido plug-in.
Futuramente é possível que o novo Opel Astra 2022 use os motores GSE Turbo da Fiat. Isso só será possível por conta do grupo Stellantis. A FCA já tem prontos sistemas híbridos plug-in associados a esses novos motores. Eles são mais potentes e mais econômicos que os THP híbridos da PSA.
Além da confirmação sobre a motorização do novo Astra, o CEO da Opel também revelou que a perua terá uma nova geração. Ainda que o mercado esteja voltado cada vez mais para os SUVs, a Europa ainda é uma grande consumidora das peruas. Contudo, o Astra não terá mais variantes além dessa: ou seja, nada de sedã, duas portas ou conversível.
>>Novo Peugeot 308 promete ser o pior pesadelo do Volkswagen Golf
>>Cinco versões legais do Chevrolet Astra que não tivemos no Brasil
>>Stellantis (Fiat e Peugeot) é líder na Europa e supera grupo Volkswagen