A lógica chinesa é, muitas vezes, bem confusa. Para mercados internacionais, a Chery está investindo nas marcas Omoda e Jaecoo, incluindo o Brasil. Contudo, em sua terra natal, as duas fabricantes não existem, fazendo com que os modelos da dupla sejam vendidos como Chery. Para piorar a confusão, agora o Omoda 5 passa a ser vendido como Chery Tiggo 5X.
Com a renovação visual, a Chery decidiu acabar com a linha Omoda na China, visto que o modelo era vendido como Chery Omoda 5 por lá. Agora, como Omoda se tornou uma marca internacional, o SUV de estilo cupê se tornou o novo Chery Tiggo 5X no país asiático. Quer ainda mais confusão? O CAOA Chery Tiggo 5X brasileiro é vendido por lá como Tiggo 4.
De Omoda 5 para Tiggo 5X
Esclarecida a confusão, o que mudou do Chery Omoda 5 para o novo Tiggo 5X? Basicamente a dianteira e boa parte do interior. A grade frontal agora não tem mais os elementos 3D na cor da carroceria que marcaram o visual inicial do modelo. Ele agora traz grade frontal mais simples inspirada no Tiggo 2 Pro Max.
O para-choque também foi simplificado, com menos área de plástico preto. Além disso, o desenho do LED diurno foi levemente alterado para apresentar a letra T, que se tornou a nova marca dos Tiggo. O farol principal está no para-choque em uma torre luminosa bem chamativa.
Por dentro, a Chery adotou a cabine completa do Omoda 5 EV, que é mais sofisticada do que a do modelo a combustão. Ou seja, houve uma gigantesca melhora na qualidade de acabamento e de materiais. Ele também ganhou banco elétrico para o motorista e sistema de câmeras 360°.
E como será no Brasil?
Programado para ser vendido no Brasil em breve, o Omoda 5 primeiro desembarca no nosso país em versão elétrica com o estilo atual. Ele será o primeiro modelo da Omoda e Jaecoo por aqui, que tem controle total da Chery e nenhuma participação da CAOA. Inclusive, há uma relação de animosidade entre elas.
O Omoda 5 a combustão, com direito a variante turbo e semi-híbrida, só virá em um segundo momento com uma nova atualização visual. O estilo será bem diferente do Tiggo 5X chinês e até do Omoda 5 reestilizado mostrado na Europa. Ele adotará a nova linguagem visual da marca inspirada no Omoda 7 e interior bem mais refinado.
Você prefere o Tiggo 5X brasileiro ou o chinês? Conte nos comentários.