Aqui durou mais

Oitava geração do Volkswagen Golf deve durar 15 anos

Golf GTE [divulgação]
Golf GTE [divulgação]

Se você não gosta do Volkswagen Golf MK8, então essa não é uma boa notícia. Afinal, ao que tudo indica, o modelo permanecerá com essa encarnação até 2035, quando carros a combustão serão banidos da Europa. As coisas podem mudar caso a União Europeia desista desse plano, já que até as fabricantes estão desconversando sobre a conversão elétrica.

De acordo com a reportagem da revista Top Gear, Kai Grünitz, membro do conselho da Volkswagen e responsável pela parte de desenvolvimento técnico da marca, o atual Golf tem vida longa. O executivo afirmou que a ideia é manter a oitava geração até 2035, visto que não há incentivos para desenvolver a nona geração a combustão.

O que pesou nesse fator é que o Golf não vende mais do que antes. Ele era o Volkswagen mais vendido do mundo, título perdido para o Tiguan. Na Europa, ele se manteve como rei por muito tempo, mas recentemente seu irmão T-Roc tomou o posto e não o deixou mais voltar. 

Todas as gerações do Volkswagen Golf [divulgação]

Elétrico vem

Por isso, a Volkswagen não vê sentido em renovar totalmente o modelo para sobreviver somente mais alguns anos. Como ele ainda terá 11 anos de vida, teoricamente, a Volkswagen deverá fazer reestilizações para manter o frescor. Vale lembrar que o atual Golf MK8 foi lançado em 2020 e reestilizado neste ano, ou seja, com 4 anos de vida.

Teoricamente, se esse ritmo for mantido, até 2035 o Golf deverá mudar de visual de novo em 2028 e derradeiramente em 2032. A ideia da Volkswagen, contudo, é que a próxima geração seja totalmente elétrica. Ou seja, o modelo a combustão poderá ser mantido, como uma espécie de Golf Classic, enquanto o elétrico começa a ganhar mercado.

VW Golf Variant [divulgação]
VW Golf Variant [divulgação]

A culpa é do Brasil

Se isso de fato se concretizar, o Volkswagen Golf MK8 será a segunda geração mais longeva do modelo, totalizando 15 anos de vida. Só que isso não supera o MK4, que foi produzido de 1997 a 2014 por culpa do Brasil. A quarta geração, lançada originalmente na Europa, só chegou aqui em 1999.

Contudo, a Volkswagen o descontinuou globalmente em 2006 para substituí-lo pelo MK5. Só que não no Brasil. Aqui ele sobreviveu até 2008 com o visual original, quando ganhou uma polêmica reforma visual que o apelidou de MK4,5. Com esse estilo controverso, o Golf de quarta geração sobreviveu até 2014, o fazendo viver por longevos 17 anos. 

Volkswagen Golf mk4,5 [divulgação]
Volkswagen Golf mk4,5 [divulgação]

Você acha que o Volkswagen Golf vai conseguir sobreviver até 2035 sem mudanças fortes? Conte nos comentários.