Para quem gosta de sedãs!

O Último dos Moicanos: 5 sedãs para comprar

Os sedãs já foram populares no Brasil, mas foram engolidos pelos SUVs. Aqui estão cinco opções para quem não abre mão dos três volumes

Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]

Os sedãs já foram muito populares entre os brasileiros. Décadas atrás, modelos como Chevrolet Monza, Opala e Volkswagen Santana eram sonhos de consumo dos consumidores. No entanto, o mundo mudou, e a onda dos utilitários esportivos reduziu a presença dos sedãs nas ruas.

Contudo, para quem ainda gosta desse estilo de carroceria, é possível encontrar boas opções à venda. Selecionamos cinco sedãs que podem satisfazer seus desejos, além de proporcionar boas doses de emoção ao volante. Confira nossa seleção:

Nissan Sentra

sedãs
[Nissan Sentra 2025 / Divulgação]

O Nissan Sentra foi atualizado recentemente e é oferecido em três versões: Advance CVT (a partir de R$ 156.390), Exclusive CVT (R$ 176.690) e Exclusive CVT com interior Premium (R$ 178.390). Com motor 2.0 naturalmente aspirado movido a gasolina e câmbio continuamente variável (CVT), ele entrega 151 cv e 20 kgfm.

A versão de entrada do sedã, Advance CVT, já vem com um pacote de segurança recheado, incluindo alertas de colisão frontal, pontos cegos, tráfego cruzado traseiro e assistente de prevenção de mudanças involuntárias de faixa.

Honda City

Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]

O Honda City está disponível nas versões LX, EX, EXL e Touring, com preços a partir de R$ 115.300. Já inclui assistentes de frenagem de emergência, assistente de partida em rampas, alerta de pressão dos pneus e um porta-malas de 519 litros (maior que os 466 litros do Nissan Sentra).

Na versão Touring do sedã, o pacote Honda Sensing inclui ajuste automático dos faróis, controle de velocidade adaptativo, sistemas de frenagem em colisões iminentes, manutenção do veículo na faixa e detecção de saída da pista. O motor 1.5 de quatro cilindros com injeção direta, acoplado a um câmbio CVT, entrega 126 cv e 15,8 kgfm (etanol).

Toyota Corolla

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

O Corolla não poderia ficar de fora desta lista. O sedã médio da Toyota é oferecido nas versões GLi (R$ 151.010), XEi (R$ 160.920), Altis Premium (R$ 185.320), além das híbridas Altis Hybrid (R$ 190.120) e Altis Hybrid Premium (R$ 200.910), e a esportiva GR-Sport (R$ 181.590).

As versões com motor flex utilizam um 2.0 naturalmente aspirado acoplado a um câmbio CVT de 10 marchas, entregando 175 cv e 21,3 kgfm. Já as variantes híbridas combinam um motor 1.8 naturalmente aspirado com dois motores elétricos, resultando em 122 cv combinados. O porta-malas das versões híbridas tem 470 litros, um volume semelhante ao do Chevrolet Onix Plus (469 litros).

Volkswagen Jetta GLi

Sedãs
Volkswagen Jetta GLI [Auto+ / João Brigato]

O Volkswagen Jetta GLI é um sedã que combina performance com usabilidade diária, além de um porta-malas de 510 litros. Custando a partir de R$ 245.390, o motor 2.0 turbo (EA888) junto à transmissão automatizada de sete marchas entrega 231 cv e 35,7 kgfm, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atingir 249 km/h de velocidade máxima. Um jato do asfalto de conduzir por menos de R$ 250.000.

BMW Série 3

Sedãs
BMW Série 3 [divulgação]

Para quem pode gastar um pouco mais, o BMW Série 3 oferece dirigibilidade imbatível proporcionada pela tração traseira. A versão 320i GP custa R$ 322.950 e oferece ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos ajustáveis eletricamente, pacote de iluminação ambiente e assistente de estacionamento.

O motor 2.0 turbo com injeção direta, combinado com um câmbio automático de oito marchas, entrega até 184 cv e 30,6 kgfm, utilizando etanol. Embora o porta-malas seja de 365 litros, o que vale nesse sedã é a experiência de condução precisa e cirúrgica.

Você tem ou compraria algum desses sedãs? Escreva sua opinião nos comentários!