
Perigando ser o lançamento do ano no Brasil em 2025, o Volkswagen Tera é um dos mais importantes produtos lançados pela marca alemã nos últimos anos. Com a expectativa de ser o Fusca ou o Gol dos novos tempos, o SUV subcompacto chega para agregar à linha da marca alemã. E agora respondemos às principais perguntas sobre ele.
Que motor o Volkswagen Tera vai usar?
Por enquanto, a Volkswagen confirma apenas que o Tera contará com motor turbo. Contudo, por conta do posicionamento dele abaixo de Nivus e T-Cross, a maior aposta é o 1.0 TSI no acerto 170 TSI. Ou seja, o conjunto menos potente usado no Polo, que conta com 116 cv e 16,8 kgfm de torque.

Vale lembrar que a Volkswagen conta com o 200 TSI, que é o 1.0 turbo, mas com 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Além disso, o SUV subcompacto contará, em um segundo momento, com motor 1.0 MPI três cilindros aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm de torque.
Vai ter Volkswagen Tera automático? Ou manual?
A Volkswagen oferecerá o Tera com câmbio automático de seis marchas como padrão, visto que é a maior demanda de mercado. Como o motor 1.0 170 TSI traz opção de transmissão manual de cinco marchas, há muitas chances de que também exista uma versão turbo manual do SUV subcompacto. Com motor MPI, o câmbio será manual de cinco marchas.

Quanto vai custar o Volkswagen Tera?
A Volkswagen ainda não revelou os preços do Tera no Brasil. Contudo, o modelo será posicionado entre o Polo e o Nivus. Além disso, como concorre diretamente com Fiat Pulse e Renault Kardian, espere por preços na faixa entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, a depender das versões.
Quais são os carros que ele concorre?
Parte do segmento de SUVs subcompactos, o Volkswagen Tera será rival direto de Fiat Pulse e Renault Kardian. Vale lembrar que a Chevrolet e a Hyundai também preparam modelos para essa categoria. Por conta do motor 1.0 MPI, o Tera também concorrerá indiretamente com o Citroën Basalt, que é o único SUV 1.0 aspirado à venda no Brasil. Nas versões turbo, o Basalt é rival do Nivus.

Quais as versões do Volkswagen Tera?
De acordo com a apuração do site Autos Segredos, o Volkswagen Tera será vendido nas versões High e Comfort, mudando a nomenclatura padrão atual da marca que usa Highline e Comfortline. Nas fotos, é possível ver o Tera com o logotipo Outfit, que, no Nivus, é um pacote opcional da versão Highline.
Na Argentina é tratado como versão à parte no SUV cupê, estratégia que não deve ser repetida por aqui no novato Tera. As versões anteriormente citadas usarão motor turbo, já a de entrada não terá nome, sendo identificada pela sigla MPI do motor 1.0 três cilindros aspirado.

Quais as medidas do Volkswagen Tera?
A Volkswagen ainda não divulgou as medidas oficiais do Tera aqui no Brasil. Contudo, o modelo usa a mesma plataforma do Polo. Ou seja, deve ficar maior do que o hatch compacto. Lembrando que o modelo de entrada da VW mede 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,57 m de entre-eixos.
O porta-malas do Volkswagen Tera ainda tem medidas desconhecidas. Contudo, a marca alemã deverá oferecer um bagageiro no mínimo com os mesmos 300 litros de capacidade que são encontrados no Polo.

Quais as cores do Volkswagen Tera?
Por enquanto a gama completa de cores do Volkswagen Tera não foi revelada. Contudo, as imagens de divulgação da marca mostraram três tons: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. O vermelho e o azul são tons novos que fazem sua estreia no Tera, sendo que o tom de azul é um meio termo entre o Azul Biscay e o Azul Norway.
Já o Prata Lunar é uma cor que volta ao catálogo da Volkswagen e já foi oferecida em up!, Gol, Voyage e Fox. As cores sólidas Preto Ninja e Branco Cristal também devem ser oferecidas ao SUV subcompacto, mas ainda não foram oficializadas pela marca alemã.

Algum carro da Volkswagen vai sair de linha por causa dele?
A Volkswagen não vai tirar nenhum carro de linha por causa da chegada do Tera. É possível que o Polo perca algumas versões, especialmente as mais caras Highline e Comfortline para abrir espaço para o novo SUV. Além disso, o T-Cross Sense de entrada corre o risco de ser descontinuado graças à chegada do novo irmão.
Oficialmente, apenas o Volkswagen Polo GTS sai de linha. Mas isso nem é culpa do Tera, mas sim da chegada do Nivus GTS.

O que mais você quer saber sobre o novo lançamento da VW? Conte nos comentários.