Após enfrentar a baixa demanda e uma crise financeira, a Volkswagen não deve lançar tão cedo novos carros elétricos até meados de 2026. A montadora alemã está tentando entender como se encontra o mercado eletrificado atual, para assim se adequar. Mas, a crise que ela enfrenta lá fora não trás boas perspectivas.
Vale pontuar que o último modelo 100% elétrico novo da marca revelado foi o sedan ID.7. Porém, ele foi apresentado no fim de 2023. Durante o ano de 2024 a marca até revelou prováveis novidades, mas não lançou um carro novo de fato. De acordo com Matthias Schmidt, um analista da Alemanha em entrevista com o Bloomberg, a marca enfrenta um momento delicado.
Lá fora, a empresa enfrenta uma séria crise financeira na Europa, China e nos Estados Unidos. Na região chinesa, as novas marcas automotivas conseguiram ascender rapidamente e vendem modelos mais acessíveis. Assim, cresceram no mercado e acabaram tirando as vendas daquelas montadoras já consolidadas. Contudo, a fabricante já pode ter encontrado uma solução.
A situação está tão ruim assim?
O que acontece é que a Volkswagen se aliou a Xpeng e ambas produzirão uma arquitetura elétrica, eletrônica e mais itens para os futuros carros elétricos da marca. Todos esses modelos serão fabricados na China. Os primeiros veículos nascidos a partir desta união só darão o ar da graça em meados de 2026 e um deles deverá ser um SUV médio.
Um porta-voz da montadora disse que é importante o lançamento de novos veículos, mas que manter o portfólio diversificado também é necessário. Nos Estados Unidos, a Volkswagen se prepara para o lançamentos dos carros elétricos da Scout, o SUV off-road Traveler e a caminhonete Terra. Todavia, a produção de ambos só deve começar em meados de 2027.
Por fim, a Europa é o ponto mais delicado. Lá, a empresa até cogita fechar fábricas, já que não conseguirá mantê-las por muito mais tempo. Mesmo enfrentando diversas incertezas, a Volkswagen segue desenvolvendo o hatch ID.2. Ele será um hatch elétrico com porte do Golf, deverá contar com versão esportiva e outros destaques.
Será que a Volkswagen vai conseguir reverter esse cenário e mostrar novos carros elétricos? Conte nos comentários