.single-post figure figcaption{display:block !important;}

É autonomia que vocês queriam?

Novo Volvo ES90 tem 700 km de autonomia e recupera 300 km em 10 minutos

Novo Volvo ES90 tem números incríveis a começar pela autonomia. Além de chamar atenção pelo tempo de carregamento ultrarrápido

Imagem mostra traseira do novo Volvo ES90 com autonomia de 700 km
Novo Volvo ES90 [divulgação] | Imagem de divulgação

O novo Volvo ES90 Eletric Sedan será lançado oficialmente no próximo 5 de março. A fabricante promete que o seu principal sedan elétrico o maior alcance e o carregamento mais rápido dos modelos do seu portfólio. Nos teasers chamam atenção a linha de teto aerodinâmica e as lanternas divididas.  

De acordo com o teaser, o Volvo manterá a silhueta clássica do sedan ES90. Mas adicionou LEDs nas laterais da janela traseira complementando as lanternas. Outro elemento que chamou atenção foi o LiDar no teto.  

A fabricante sueca manterá a prática de usar matéria prima sustentável como materiais reciclados e naturais. Ela também se comprometeu a ser transparente sobre a fonte dos metais raros usados no pacote de bateria.  

Autonomia, carregamentos e tecnologias do novo Volvo ES90

Imagem mostra perfil do novo Volvo ES90 com autonomia de 700 km
Novo Volvo ES90 [divulgação]

A fabricante sueca também está preparando o lançamento de uma versão elétrica do sedan S90. Esses nomes tão parecidos ainda causam uma certa confusão, não é mesmo? Porém, é o ES90 que terá os principais atrativos, como por exemplo baterias de 800 volts com uma incrível autonomia de 700 quilômetros.  

Além disso a bateria será compátivel com carregamento de 350 kW. Com isso poderá ganhar 300 km de alcance em apenas dez minutos. Ou carregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos. A fabricante também informou que o conjunto de baterias está mais leve. No entando, não revelou a potência e torque combinados. 

Imagem mostra parte da lateral do novo Volvo ES90 com autonomia de 700 km
Novo Volvo ES90 [divulgação]

O ES90 usa a mesma plataforma que o EX90. Estamos falando da SPA2. Com isso, caberá ao EX60 estrear a nova plataforma SPA3. Porém, será o sedan elétrico o primeiro a aderir a configuração duas Nvidia Drive AGX Orin. Futuramente, essa configuração também será introduzida no EX90.  

A vantagem desse sistema é que ele suporta recursos de segurança ativa e sensores baseados em Inteligência Artificial. Além de ser equipado com um LiDar com cinco radares, oito câmeras e doze sensores ultrassônicos. Um ponto muito interessante é que o seu software poderá receber atualizações para que o o ES90 continue evoluindo em termos segurança, conectividade e desempenho.  

O que você achou da autonomia do novo Volvo ES90? Conte para nós nos comentários.