Ser o modelo mais barato de uma marca representa fazer algumas concessões. Geralmente porte e requinte são os primeiros elementos cortados no modelo mais barato de uma fabricante. Mas não é o caso do Ghost, o modelo mais barato (ou seria melhor dizer menos caro?) da Rolls-Royce.
Apesar de ser o menor modelo da marca e custar a partir de US$ 330 mil (R$ 1,78 milhões), ele deve apenas em porte aos irmãos Cullinan e Phantom, mas é, sem dúvida, o mais moderno Rolls-Royce já feito. Tanto que ele mereceu ser contemplado com uma constelação de 850 estrelas só para ele.
Para dar esse efeito estrelado, a Rolls-Royce instalou LEDs no teto que formam a constelação própria do Ghost. Há também pequenos pontos luminosos no painel junto ao nome do carro. Apesar de ainda ser um Rolls-Royce com toda sua opulência e exagero no luxo, a cabine está mais arejada e simples que antes.
O visual horizontalizado segue a atual tendência de design e elegantemente combina o painel de instrumentos à central multimídia em uma única unidade visual. Com opção de revestimento em madeira, o painel se liga ao console central em um desenho em Y. Há couro e matérias nobres nos quatro cantos do sedã. Chique, não?
Para quem se senta na segunda fileira de bancos há a disposição poltronas luxuosas individuais com regulagem elétrica feita pelo descanso de braço central. Duas telas ficam camufladas nas costas dos bancos dianteiros e dão acesso ao sistema BMW iDrive, disfarçado com a interface da Rolls-Royce.
Tchau parentes
Por falar em BMW, o Ghost finalmente rompeu com suas origens bávaras. A geração anterior contava com plataforma de BMW Série 7, enquanto o novo modelo usa a mesma base do Phantom e do Cullinan, a Arquitetura do Luxo, como chama a base da Rolls-Royce.
Debaixo do capô repousa um motor V12 6.8 de 563 cv e 86,7 kgfm de torque exclusivo da Rolls-Royce. Apesar do consumo proibitivo de 5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada, o Ghost chega aos 100 km/h em 4,5 segundos no maior conforto e silêncio.
Outro destaque mecânico do modelo está em sua suspensão a ar controlada eletronicamente por GPS e diversos sensores no Ghost. Ela mapeia curvas, imperfeiçoes de solo e é capaz de fazer ajustes rápidos às superfícies do solo para permitir o rodar de tapete mágico típico dos Rolls-Royce.
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