O Renault Kwid E-Tech 2025 está de visual renovado para encarar concorrentes elétricos. Modelo será lançado no primeiro semestre do ano que vem e já foi flagrado diversas vezes sem camuflagens nos arredores da fábrica da Renault no Paraná. Sobre o Kwid a combustão, qualquer novidade permanece em segredo.
O Kwid E-Tech é um dos carros elétricos mais baratos à venda no Brasil. Porém, a Renault parece ter uma nova estratégia para ele em 2025. A marca deve continuar a oferecê-lo por valores competitivos. Mas ela também quer desvincular a imagem do Kwid E-Tech do Kwid a combustão, que ganhou o mercado por ser um dos carros mais baratos.
O BYD Dolphin Mini foi o carro elétrico mais vendido no Brasil em 2024. Apesar de ser um dos carros de valor mais competitivo do segmento de elétricos, o Dolphin Mini não tem necessariamente uma aparência de carro barato. Pelo contrário, ele oferece um visual atraente e com toques de refinamento. Sem dúvidas o design do subcompacto da BYD é dos responsáveis por ganhar a preferência do público de elétricos de entrada.
É essa estratégia que a Renault quer aplicar ao Kwid E-Tech para que o modelo volte a ser competitivo entre os elétricos entre R$ 100.000 e R$ 150.000. A chegada dos modelos da BYD, especialmente do Dolphin Mini deixaram o elétrico de entrada da Renault praticamente sem espaço no mercado. Mas será que agora ela conseguirá mudar o jogo? Vejamos o que ele traz de novidades.
O que muda no novo Renault Kwid E-Tech?
O novo Renault Kwid E-Tech teve a dianteira redesenhada deixando no passado o visual de carro a combustão e adotando um design de carro elétrico. O modelo ganhou novo conjunto de faróis com as luzes de circulação diurnas em cima e as iluminações principais abaixo.
Por enquanto o modelo só foi flagrado com faróis halógenos. Será que a Renault vai surpreender e lançar o Kwid E-Tech em duas versões com a topo de linha com faróis de LED? Dificilmente, mas não custa conjecturar. Já a lateral recebeu apenas novos apliques nas portas e ganhou uma faixa lateral na coluna C.
Na traseira o subcompacto adotou a tendência de lanternas interligadas. Uma lanterna se conecta a outra através de uma faixa preta sem iluminação e seguem ainda a iluminação temática com a letra “Y”. Também existe a possibilidade de ele carregar o nome da Renault por extenso e em destaque na tampa do porta-malas.
Por fora o Renault Kwid E-Tech continua com as mesmas proporções e mesmas linhas de carroceria. Afinal, ele passou por uma atualização e não uma troca de geração. Para ficar mais claro, ele recebeu uma bela maquiagem para um evento importante e não uma plástica. Porém, por dentro, as mudanças são bem mais profundas.
Como é por dentro?
O painel é completamente novo. Ele ganhou quadro de instrumentos digital, central multimídia de 10 polegadas e novos controles para o ar-condicionado e sistema de som, nova disposição e formato dos comandos e saídas de ar. A nova manopla de câmbio lembra a do irmão Kardian, e agora conta com modo “B” para melhorar a regeneração de energia.
E o motor? Provavelmente ele seguirá com o mesmo sistema composto pelo motor elétrico de 65 cv e bateria de 23,4 kWh cuja autonomia é de 185 km, segundo o Inmetro. Tanto a potência como a autonomia são inferiores ao do seu principal rival Dolphin Mini. O Renault Kwid E-Tech terá que compensar em outros atributos e também com um preço competitivo para voltar a ser páreo para o seu concorrente chinês. Se ele vai conseguir só o tempo dirá!
Você acha que o novo Renault Keid E-Tech 2025 conseguirá conquistar o público de elétricos de entrada ou o mercado continuará dominado pelo Dolphin Mini? Conte para nós nos comentários.