Renault e Dacia já tem preparados os próximos passos para o SUV compacto Duster. A próxima geração do modelo deve chegar em 2025. A ideia é manter o modelo como um dos mais baratos do segmento, além disso, a Renault quer que ele seja um dos melhores SUVs off-road dos que não são verdadeiramente destinados a isso.
A ideia é que, exceto modelos como Suzuki Jimny ou Jeep Renegade Trailhawk, o Renault / Dacia Duster se mantenha como um modelo parrudo e pronto para aventuras fora de estrada, mesmo com tração 4×4, algo que ele oferece fora do Brasil. Hoje ele é um dos mais robustos do segmento, apesar de ter passado vergonha no teste do Latin NCAP.
Segundo Julien Ferry, chefe de produto da Dacia, em entrevista a Autocar, reforçou que o papel do Duster é “fornecer uma relação preço/benefício muito boa. Temos que dirigir ele a clientes que procuram um carro simples que possa ir da rodovia para uma estrada de terra”.
A próxima geração do Renault Duster deixará de lado a já antiga plataforma B0 em favor da nova e moderna base CMF-B. Ela é a mesma usada pelas novas gerações de Sandero, Logan/Taliant, Clio, Captur, além da perua aventureira de sete lugares, Jogger.
Isso permitirá ao modelo ter acesso total a eletrificação. A Dacia diz que só vai entrar no mundo dos carros 100% elétricos quando for absolutamente obrigatório na Europa. Como o foco da marca é em baixo custo, modelos totalmente eletrificados ainda não tem custo suficientemente interessante para a marca.
Por isso, a próxima geração do Duster apostará em sistema híbrido para poder baixar custo e ainda assim entrar no mundo ecologicamente correto. A marca espera com isso ter o SUV compacto híbrido mais barato da Europa. Quem sabe, se dermos sorte, também o mais barato do Brasil?
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