![Peugeot 308 2022 [divulgação] Peugeot 308 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/peugeot-308-2021_edited-990x556.jpg)
Se com a nova geração do Peugeot 208 a Stellantis conseguiu roubar do Renault Clio o posto de hatch compacto mais vendido da Europa, agora com o novo 308 o alvo é outro. Terceira geração do hatch médio francês tem um objetivo claro: tirar o sono do Volkswagen Golf.
Para isso, a Peugeot mudou totalmente o 308, mas manteve a plataforma modular EMP2. A nova geração ficou 11 cm mais longa, ganhou entre-eixos 5,5 cm mais longo para acomodar melhor os passageiros e a carroceria ficou 2 cm mais baixa.
Mais que o Golf
Assim, o Peugeot 308 entrega 4,36 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 1,44 m de altura. Comparando com a oitava geração do Volkswagen Golf, o modelo da Stellantis é 8 cm mais longo, 1 cm mais baixo e tem entre-eixos 1 cm mais longo.
As versões mais caras do modelo são equipadas com motor 1.6 THP ligado a um motor elétrico. São duas versões: 150 cv com 60 km de autonomia elétrica ou 180 cv com 58 km de autonomia elétrica. Ambos são equipados com transmissão automática de oito marchas.
Inegável escultura
Se a antiga geração do Peugeot 308 já se destacada pela beleza, o novo modelo consegue ir além. A carroceria é esguia, com linhas sutis, mas de presença marcante. Destaque na dianteira vai para a grade frontal com pontos cromados que direcionam os olhos ao novo logotipo da Peugeot.
A traseira segue a linguagem visual da Peugeot ao apresentar lanternas espichadas com três filetes de LED que imitam as garras de um leão. Elas ficam integradas por um friso preto que agora não traz mais o escrito Peugeot, como ocorre no 208 e no 3008. Um falso extrator de ar no 308 incorpora saídas de escape e luzes auxiliares.
A central multimídia é dividida em duas telas, sendo a inferior dotada de botões configuráveis que funcionam como atalhos para o que o motorista precisar. Volante é o mesmo do 208, mas com novo logotipo da marca. Há um cuidado extra no acabamento com vários elementos macios, luzes ambiente e materiais mais refinados.
![[divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/2021-Peugeot-308-13-1_edited-750x450.jpg)
Pronto para o futuro
Além da tecnologia interna, o Peugeot 308 2022 traz também diversos sistemas de auxilio ao motorista. Entre os destaques está o piloto automático adaptativo com função anda e para, além de gerenciamento automático de troca de faixa. Ele ainda regula automaticamente a velocidade por meio de leitura de placas.
Há ainda alerta de ponto cego, park assist, sistema de câmeras 360°, para-brisa aquecido, adaptação de velocidade à curva, alerta de tráfego cruzado e sistema de ligação de emergência.
>>VW Golf, Renault Clio e Peugeot 208: mais vendidos da Europa em 2020
>>Peugeot desiste de voltar aos EUA para focar na Alfa Romeo e Chrysler
>>Comparativo: Peugeot 208 e VW Polo: tipo Europa ou engana-brasileiro?