.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Quase 150 kgfm de torque

Novo motor 6.7 turbodiesel é a estrela das caminhonetes da Ram

O novo motor 6.7 turbodiesel da Cummins celebra décadas de parceria com a Ram e oferece até 430 cv ou 360 cv, com torque de quase 150 kgfm

Nova Ram 2500 vermelha andando na estrada
Nova Ram 2500 [Foto: Divulgação]

A Ram e a Cummins estão celebrando mais de 35 anos de parceria com o anúncio de que essa colaboração será estendida até 2030. A notícia veio acompanhada do lançamento do novo motor 6.7 turbo diesel, que equipa a linha 2025 das caminhonetes pesadas Ram 2500 e 3500 e as caminhonetes chassi cabine Ram 3500, 4500 e 5500.

O primeiro modelo Ram Heavy Duty movido por um motor Cummins foi lançado em 1989. O novo motor é produzido em Columbus, Indiana, nos Estados Unidos, e é o mais avançado já desenvolvido pela Cummins. Segundo o fabricante, o conjunto entrega níveis superiores de desempenho, durabilidade e eficiência.

“Melhoramos a potência, a eficiência, a manutenção e a dirigibilidade do nosso mais recente motor 6.7L Turbo Diesel, tornando a linha 2025 Ram Heavy Duty a mais desejável até agora”, disse Jane Beaman, vice-presidente global de estrada e caminhonete da Cummins.

Ram 2500 2025 [divulgação]
Ram 2500 e 3500 2025 [Foto: Divulgação]

O novo motor 6.7 turbodiesel oferece números cavalares: 430 cv e 148,6 kgfm nos modelos Ram 2500/3500 Heavy Duty e 360 cv e 110,6 kgfm nos modelos Chassi Cab da Ram. A transmissão é automática Powerline™ de oito marchas, fornecida pela ZF, de acordo com site Mopar Insiders.

Entre os benefícios do novo motor estão uma aceleração mais rápida ao rebocar cargas pesadas e a redução de ruído, vibração e aspereza. Além disso, a manutenção ficou mais simples, já que os filtros de óleo e combustível foram reposicionados para a porção superior do motor.

Novo motor 6.7 turbo diesel da Cummins com fundo branco
Novo motor Cummins 6.7 turbo diesel {Foto: Divulgação]

Outros aprimoramentos do novo motor

Outras melhorias incluem atualizações Over The Air (OTA), realizadas diretamente de dentro da cabine, um novo sistema de combustível de alta pressão e tecnologias avançadas de controle de emissões, capazes de atender às normas mais rigorosas.

O desempenho em baixas temperaturas também foi aprimorado, com a introdução de velas incandescentes garantindo partidas eficientes em qualquer condição climática.

Nova Ram 2500 vermelho de frente andando na estrada com montanha ao fundo
Nova Ram 2500 [Foto: Divulgação]

Você acredita que os motores tradicionais serão completamente substituídos pelos elétricos no futuro? Deixe sua opinião nos comentários!