A Toyota anunciou no primeiro semestre deste ano o desenvolvimento de uma nova linha de motores, em um projeto que conta com a colaboração da Subaru e da Mazda, com cada fabricante responsável por seus próprios propulsores.
Embora os veículos elétricos tenham se tornado uma realidade, os motores a combustão interna continuam vivos, mas precisam oferecer uma maior eficiência energética. Essa parceria entre os fabricantes pode resultar no motor que equipará a próxima geração da caminhonete Hilux.
De acordo com informações preliminares, a Toyota já iniciou os testes desse novo motor a gasolina para a Hilux. No entanto, não há detalhes sobre se este motor será utilizado na versão atual ou na nova geração da caminhonete, que está programada para ser apresentada no próximo ano.
O novo motor
O novo motor será um quatro cilindros 2.0 a gasolina, capaz de entregar 304 cv. Entretanto, o fabricante não divulgou especificações detalhadas sobre essa nova família, que também incluirá um 1.5, disponível em versões naturalmente aspiradas e turbinadas. Uma versão desse 2.0 foi testada em um Lexus IS, apresentando uma potência em torno de 400 cv.
A intenção é que este motor tenha diferentes calibrações, sendo utilizado tanto em veículos de passeio quanto em modelos de competição, conforme noticiado pela revista Best Car e Quatro Rodas. De acordo com as publicações, o desempenho pode chegar a impressionantes 600 cv, com variantes de 300 cv e 400 cv previstas para os modelos MR2 e Celica.
Esse novo motor pode sinalizar o fim da trajetória do atual 2.8 turbodiesel de 204 cv, além de representar um desafio ao V6 3.0 biturbo da Ford Ranger Raptor, que entrega 397 cv.
Atualmente, a Toyota Hilux está à venda em nosso mercado com carrocerias cabine simples e chassi (a partir de R$ 223.490), cabine simples (inicial R$ 231.290), seis versões de cabine dupla (R$ 243.790) e a esportiva GR-Sport de R$ 371.390.
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