O Mercedes-Benz GLB foi apresentado no Salão de Xangai, na China, em abril de 2019. Após cinco anos de trajetória, mudar é preciso, e a próxima geração foi capturada na Europa em testes de desenvolvimento, mantendo o estilo mais quadrado da carroceria e feito sobre a nova arquitetura MMA (Mercedes Modular Architecture), que inclui powertrains híbridos-leves e totalmente elétricos.
Existem especulações de que a Mercedes-Benz esteja encerrando o ciclo de vida dos atuais modelos Classe A e Classe B, com a expectativa de que o novo CLA e CLA Shooting Brake se juntem aos novos GLA e GLB.
As fotos capturadas pelo site Carscoops.com mostram as unidades sob forte camuflagem em testes de rodagem na Alemanha e na Suécia. De acordo com a publicação, as unidades camufladas mantêm as proporções do atual GLB, além de exibirem a nova linguagem de design da marca da estrela de três pontas.
A porção frontal do SUV da Mercedes-Benz exibe LEDs finos ladeando a grade frontal, agora em posição mais baixa. Visto de lado, a silhueta revela alguns traços inspirados no Smart #5, embora os dois utilitários esportivos não sejam relacionados – o Smart #5 é construído sobre uma arquitetura da Geely, que também é dona da Volvo.
Toda a futura linha da Mercedes-Benz será baseada na plataforma MMA, compatível com motores a combustão e elétricos. Os modelos totalmente elétricos que provavelmente substituirão o EQB (atualmente por iniciais R$ 449.900) podem oferecer uma unidade elétrica montada no eixo traseiro com 268 cv ou uma configuração com motor duplo de 380 cv. Essa variante elétrica poderá ser encontrada com opções de baterias de 58 kWh e 85 kWh.
A gama de motores a combustão incluirá um propulsor de quatro cilindros 1.5 híbrido-leve, combinado com um pequeno motor elétrico dentro da transmissão de dupla embreagem e oito marchas. Estima-se que essas opções ofereçam 136 cv, 163 cv e 190 cv, com um adicional de 27 cv fornecido pelo motor elétrico.
Haverá configurações equipadas com tração dianteira e integral, assim como uma variante de alto desempenho da Mercedes-AMG com alguma forma de assistência híbrida.
Qual a sua opinião sobre o Mercedes-Benz GLB? Você consideraria a compra desse utilitário esportivo? Escreva sua opinião nos comentários!