Terá versões elétricas e híbridas!

Novo Mercedes-Benz CLA poderá destronar o Tesla Model 3

O novo Mercedes-Benz CLA chegará no próximo ano, e o cupê de quatro portas oferecerá versões elétricas e híbridas

Novo Mercedes-Benz CLA camuflado de frente andando na pista com o céu nublado ao fundo
Novo Mercedes-Benz CLA [Divulgação]

O Tesla Model 3 foi lançado há sete anos, em 2017, e se tornou um dos produtos mais populares da empresa de Elon Musk ao longo dos anos. No entanto, os dias de glória do sedã compacto totalmente elétrico podem estar contados, pois a alemã Mercedes-Benz está prestes a lançar um rival à altura: o novo CLA.

Este cupê de quatro portas com aparência esportiva, previsto para ser lançado no próximo ano, é o primeiro de uma família de carros e crossovers baseados na nova arquitetura eletrificada MMA. Além disso, o CEO Ola Källenius, ex-chefe da divisão Mercedes-AMG, confirmou que versões híbridas também estarão disponíveis futuramente.

Embora já tenha sido flagrado em fotos anteriores, novas imagens revelam mais detalhes sobre a próxima fase do CLA. Um dos destaques são os faróis, cujas luzes de iluminação diurna lembram os LEDs traseiros do Mercedes-Benz Classe E, conforme revelado por Källenius ao retirar parte da camuflagem. As portas, agora sem molduras, conferem um toque de esportividade ao modelo.

O teto panorâmico ampliado proporciona uma sensação de maior espaço interno, semelhante ao que é visto no Tesla Model 3. Entre as inovações, a Mercedes-Benz estreia no CLA um assistente de voz com inteligência artificial e o software MB.OS, projetado para ajudar o motorista e os ocupantes a controlar as funções do veículo, minimizando distrações ao volante.

O farol do novo Mercedes-Benz CLA possui os DRLs em branco no formato de estrela
Novo Mercedes-Benz CLA [Divulgação]

Os diferenciais do novo Mercedes-Benz

Segundo Källenius, o grande diferencial do novo Mercedes-Benz CLA elétrico será sua transmissão de duas velocidades. Além disso, o modelo contará com uma arquitetura de 800V e capacidade de carregamento de 250 kW, o que permite obter 400 quilômetros de autonomia em apenas 15 minutos.

A energia armazenada na bateria alimenta um motor de 235 cv, embora outras versões com diferentes potências também estejam futuramente disponíveis. A versão híbrida contará com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha, desenvolvido em parceria com a chinesa Geely (dona da Volvo Cars desde 2010 e controladora das marcas Polestar, Lotus, Zeekr, Smart e Lynk&Co).

Novo Mercedes-Benz CLA camuflado de frente andando na pista com o céu nublado ao fundo
Novo Mercedes-Benz CLA [Divulgação]

Quais são as suas expectativas com o novo Mercedes-Benz CLA? Acha que ele tem atributos para desbancar o Tesla Model 3? Escreva nos comentários!