Rolls-Royce da China

Novo Hongqi Guoya é o carro chinês mais luxuoso da história

Tradicional fabricante Hongqi faz até a limusine presidencial da China e agora tem o carro mais luxuoso do país

Hongqi Guoya [divulgação]
Hongqi Guoya [divulgação]

No segmento mais alto do luxo, os EUA tem a Cadillac, a Alemanha desfila com os Mercedes-Maybach, Reino Unido coroa a Rolls-Royce, enquanto a China tem a Hongqi. Tradicionalíssima montadora oriental, a fabricante lançou o carro chinês mais luxuoso da história, o Hongqi Guoya.

Visando brigar diretamente com Rolls-Royce Ghost, Cadillac Celestiq, Mercedes-Maybach Classe S e Bentley Flying Spur, o Hongqi Guoya é o representante máximo de luxo na China. Ele é enorme, com 5,35 m de comprimento, ele tem o mesmo tamanho de uma Ford Ranger. Além disso, tem 1,99 m de largura,  1,51 m de altura e 3,26 m de entre-eixos.

Debaixo do capô, a versão de entrada vem com um humilde motor 3.0 quatro cilindros turbo híbrido de 390 cv ligado a um câmbio automático de oito marchas. A segunda opção é um V8 4.0 turbo híbrido de 483 cv, que usa o mesmo câmbio, mas tem baterias mais avançadas. Futuramente, a fabricante chinesa oferecerá uma versão elétrica.

Hongqi Guoya [divulgação]
Hongqi Guoya [divulgação]

Projeção de luxo

Na parte tecnológica, o modelo conta com os mais avançados sistemas de condução semi-autônoma e de segurança. Mas o mais impressionante é o farol com sistema de LED avançado tipo Matrix capaz de produzir imagens no chão. Ele traz ainda bancos elétricos para todos os passageiros, com direito a massagem.

Visualmente, o modelo chinês traz referências fortes do que se espera desse segmento de alto luxo. A grade frontal cromada e com filetes verticais está presente nos Rolls-Royce e Maybach, enquanto os faróis redondos e o estilo mais retrô remetem aos Bentley. Há ainda pintura em dois tons e muito cromado, itens apreciados pelos chineses.

A cabine é recheada de couro por tudo quanto é canto, adornado por detalhes em madeira e metal. O visual é horizontalizado, com saída de ar integrada, painel de instrumentos totalmente digital, relógio analógico no painel (estilo Porsche) e console central bem alto. Na traseira, ele pode contar com bancos individuais divididos por um console. 

Você teria um carro chinês de altíssimo luxo? Conte nos comentários.


>> Ford Fusion e Edge seguem vivos e aterrorizam rivais na China

>> Tank 400 é jipe de luxo da GWM confirmado para o Brasil

>> BYD ouve críticas e avalia melhorar suspensão do Dolphin Mini