Golpe da CNH é a cilada da vez. Criminosos têm enviado SMS, mensagens via WhatsApp e até e-mail para motoristas de vários Estados do Brasil com a informação falsa de que a carteira nacional de trânsito está suspensa ou em processo cassação. A notificação imita a comunicação feita pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). No entanto, o órgão alertou que não usa nenhum desses meios para enviar notificações aos condutores.
Associação Nacional dos Detrans (AND), recebeu alertas dos golpes em 19 dos 26 Estados do Brasil. Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os Estados que registraram casos do novo golpe da CNH.
A AND publicou em seu site uma nota assinada pelo presidente Givaldo Vieira, diretor geral do Detran|ES alertando como o golpe é aplicado. Além disso orientou os cidadãos a como não cair na cilada e explicou como realizar a renovação, consulta de infrações e status da CNH de forma segura para todos.
Entenda como funciona novo golpe da CNH
Na notificação falsa enviada via SMS, WhatsApp ou e-mail o condutor é direcionado a clicar em um link para conferir o andamento do processo de suspensão ou cassação da CNH. Ao acessar o link o cidadão é direcionado a uma página que simula o sistema GOV.BR, que pertence ao Governo Federal.
No site falso são solicitados dados do motorista para realizar a consulta. Após o preenchimento do formulário é exibido um resultado com os dados do condutor, as supostas infrações cometidas e a opção “regularizar”. Muitos condutores apreensivos com a possibilidade de perder a CNH acabam seguindo para a opção de regularização e efetuando o pagamento solicitado.
Como não cair na nova cilada CNH
A AND orienta não acessar quaisquer links recebidos via SMS, WhatsApp e e-mail com informações referentes a CNH. O cidadão pode ainda denunciar a notificação à Ouvidoria do Detran ou órgãos policiais do Estado. A AND também alertou que o contato do Detran é feito apenas por canais oficiais. Um deles é a notificação via correios e que é importante o cidadão verificar qual a comunicação oficial do Detran do seu Estado.
O condutor ou o proprietário que tiver alguma dúvida sobre o status da sua CNH pode checar as informações pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O App está disponível para Android e IOS ou através do site oficial do Detran. Lembrando que o site deve ser acessado através de uma busca na internet e não via link recebido por SMS ou qualquer outra forma.
Confira a nota da AND na íntegra
A Associação Nacional dos Detrans- AND orienta ao condutor que receber qualquer notificação de CNH Suspensa ou Cassação, via SMS, não abra, é falsa. Os Departamentos Estaduais de Trânsito não encaminham mensagens relacionadas a abertura de processos de suspensão ou cassação. Os contatos com os condutores e proprietários de veículos são realizados prioritariamente por meio de correspondências devidamente identificadas, na modalidade de Aviso de Recebimento (AR), enviadas via Correios, sendo esse, inclusive, o procedimento para as notificações relacionadas às infrações autuadas.
O cidadão tem também a opção de baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde será possível consultar possíveis infrações cometidas. A ferramenta permite que o cidadão faça adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para ser avisado quando houver uma nova infração registrada e inclusive começar a receber as notificações de infração e de penalidade exclusivamente de forma eletrônica.
Em caso de dúvida, consulte os canais oficiais ou entre em contato com o Departamento de Trânsito do seu estado para verificar veracidade das informações.
Você também recebeu notificações do novo golpe da CNH? Conte para nós nos comentários.