
Quando falamos em Defender, é fácil lembrar dos modelos 90, 110 e 130. Mesmo assim, os tempos mudaram. A eletrificação avança, e quem acaba de dar as caras — sob forte camuflagem — é o Land Rover Defender EV, um SUV totalmente livre de emissões que pode receber o nome Defender 80 ou Defender Sport.
Essa variante do utilitário esportivo mantém algumas semelhanças com o modelo a combustão, como as linhas quadradas, os para-lamas saltados e a traseira com desenho reto. O protótipo, flagrado pelo site Carscoops.com, revela dimensões semelhantes às do Skoda Kodiaq e um design mais esportivo em relação ao Defender tradicional.
Embora bastante camuflado, isso fica evidente nos faróis afilados e na coluna C da carroceria mais inclinada para frente. Apesar das referências visuais, trata-se de um modelo completamente novo, sustentado pela plataforma EMA, desenvolvida pela Jaguar Land Rover.

Essa plataforma será usada em diversos futuros modelos elétricos do fabricante, incluindo o Velar, que já foi avistado em variante totalmente elétrica, o Discovery Sport e o Evoque — todos já confirmados pela marca.
A era livre de poluentes do Land Rover Defender
A produção dos novos EVs será realizada na fábrica de Halewood, em Merseyside, no noroeste da Inglaterra. A arquitetura elétrica de 800 volts permitirá recargas ultrarrápidas, com tempo estimado abaixo dos 18 minutos.
Rumores indicam que o novo utilitário esportivo da marca pode adotar oficialmente os nomes Defender 80 ou Defender Sport. Vale lembrar que o sobrenome Sport já aparece no modelo Discovery. A estreia do Defender Sport está prevista para 2027, como modelo 2028. Entre os futuros rivais está o Mercedes-Benz Classe G em sua versão completamente livre de poluentes.

Você acha que os motores a combustão estão com os dias contados? Ou ainda há espaço para eles no futuro? Comente!