A Mobilize revelou qual será o próximo carro elétrico da Renault. Entretanto, o modelo causou um certo déjà vu, pois o modelo supercompacto nada mais é do que uma releitura do Twizy, pequeno elétrico da Renault que foi descontinuado em setembro do ano passado. Dessa forma, não é errado dizer que o modelo está de volta.
Focada em serviços de mobilidade, a Mobilize é uma nova divisão do grupo Renault, e tem também serviços de compartilhamento de carros e assinaturas. O novo carro elétrico mostrado pela empresa é chamado de Duo, na versão de passageiros, e de Bento, no caso da pequena van comercial.
Apesar de ser um novo carro elétrico da Renault, basta olhar para o novo Duo/Bento para notar que ele é uma evolução do conceito aplicado no antigo Twizy. O estilo da carroceria é bastante parecido, só que o Duo tem portas que abrem no estilo tesoura, como em um Lamborghini.
Detalhes do novo carro elétrico da Renault
Na realidade, o novo elétrico da Renault é classificado como um quadriciclo, assim como acontece com o Citroën Ami e o Fiat Topolino. Dessa forma, não é necessário ter uma habilitação para guiá-lo, mas o uso é mais restrito e a potência é mais limitada. Alguns itens de segurança também não são exigidos na Europa. Aqui no Brasil, esses modelos não podem rodar nas ruas, somente em locais fechados.
A Renault/Mobilize não informou ao certo a potência dos novos Duo/Bento. Entretanto a bateria de 10,3 kWh tem autonomia para 161 km, com recarga de 20 a 80% em 25 minutos, em carregadores DC, e de 3h50 no caso dos carregadores mais lentos.
Com 2,43 m de comprimento, os novos Renault Duo e Bento são praticamente iguais. A maior mudança é que o Bento troca o banco traseiro por um baú, para armazenar as cargas, tendo 649 litros de capacidade. Os modelos estarão no Salão de Paris, e o preço inicial deles é de 9.090 euros, cerca de R$ 55.800 na cotação atual. Porém, há os planos de assinatura também, já que esse é o modelo de negócios da Mobilize.
O que achou do novo carro elétrico da Renault? Deixe nos comentários a sua opinião.