.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Elétrico elegante e bem apimentado

Novo BYD Han L com mais de 1 mil cavalos chegará em breve

A BYD revelou que iniciará as vendas do novo Han L no próximo dia 9 de abril na China. Ele tem novo visual, nova plataforma e mais destaques

BYD Han L de frente em um fundo branco com piso preto brilhante
BYD Han L [Ministério de Patentes da China]

A BYD anunciou que muito em breve vai iniciar as vendas do novo Han L no mercado chinês. A nova geração do sedan grande elétrico traz nova plataforma, bateria diferente, visual atualizado, mais itens de série e surpreendentemente terá uma versão com mais de 1 mil cv. Mas, será que ele virá ao Brasil?

Os novos Han L e Tan L foram apresentados no começo de 2025. Agora, eles passam a serem montados a partir da plataforma Super e-Platform. Ela suporta alta tensão de 1000V e correntes altas. A potência de carregamento é de 1 megawatt e a velocidade de carregamento máxima é de dois quilômetros por segundo.

De acordo com a BYD, os novos Han L e Tan L conseguem 400 km de autonomia com cinco minutos de recarga. Além disso, eles passam a ter um motor com até 30 mil rpm e chips de potência de carbeto de silício. A bateria passou por mudanças e teve redução da resistência interna. A corrente de carregamento chega a 1 mil amperes e a taxa de carregamento chega em 10C.

Calma que tem mais novidades

O suporte de tensão é de 1 mil volts. O novo motor com até 30 mil de rpm aumenta a velocidade máxima e teve redução de peso se comparado com o motor anterior dos Han e Tan. Mas, o novo Han L tem ainda mais destaques embarcados. Ele passa a medir 5,05 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,50 m de altura e o entre-eixos é de 2,97 m.

BYD Han L de traseira chapada em um fundo branco com piso preto brilhante
BYD Han L [Ministério de Patentes da China]

Seu coeficiente aerodinâmico é de 0,23 Cd, segundo o Car News China. Um dos destaques do novo BYD Han L é seu desenho imponente, com linhas mais conservadoras e com ar de cupê, devido à queda suave na parte de trás. Na dianteira, seus faróis são interligados por uma barra cromada e o capô é levemente curvado para baixo.

O para-choque tem entradas de ar mais discretas e o teto é levemente inclinado. Na traseira, o teto tem queda suave, as lanternas são interligadas e o para-choque é saliente. Na cabine, o novo Han L tem painel de instrumentos digital, central multimídia com tela destacada de 15,6 polegadas e acabamento em dois tons. Além disso, ele conta com diversos itens de condução semiautônoma ADAS, incluindo sensores LiDAR.

Novo BYD Han L prata com detalhes escuros, visto de cima e com homem encostado
Novo BYD Han L [Divulgação]

Nada calmo

Mas, é debaixo do capô que o novo BYD Han L quer se destacar. Os chineses vão poder escolher por duas versões. A mais acessível tem tração RWD e um motor com 670 cv. Já a mais cara tem tração AWD, dois motores (um de 788 cv e outro de 312 cv). Juntos, rendem 1.101 cv. A bateria Blade de lítio, ferro e fosfato tem 83,2 kWh de capacidade.

A autonomia é de 701 km para a versão RWD e 601 km para a variante RWD. A velocidade máxima é de 305 km/h e ele chega aos 100 km/h em 2,7 segundos. Por fim, o novo Han L estará disponível nas concessionárias chinesas a partir do próximo dia 9 de abril e terá preços entre 270 mil Yuans e 350 mil Yuan (cerca de R$ 217 mil até R$ 281 mil) e não há confirmação da sua vinda ao Brasil.

Gostou do visual do novo BYD Han L? Conte nos comentários