Teremos M3 para todos os gostos

Novo BMW M3 terá motor elétrico ou de seis cilindros

O chefão da linha M da BMW revelou que o novo M3 terá opção de motor a combustão com seis cilindros ou ser 100% elétrico

Novo BMW M3 Competition Track verde em foto de dianteira na estrada com árvores no fundo
Novo BMW M3 Competition Track [Divulgação]

A fim de atender toda a clientela, a BMW vai oferecer o novo BMW M3 com motor de seis cilindros em linha ou 100% elétrico. O modelo tem lançamento previsto para acontecer apenas em 2028. Além disso, ambos estão sendo projetados para terem de série um desempenho capaz de arrancar sorrisos dos seus condutores.


Leia mais:


O que acontece é que o atual motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha passou por ajustes para atender as rígidas normas de emissão. Assim, ele viverá por mais tempo no mercado. Mesmo assim, a montadora também trará a versão elétrica do futuro M3. Ela será totalmente nova e usará a arquitetura Neue Klasse de base.

Entrevistado pela equipe do portal Autocar, Frank Van Meel, CEO da BMW M, contou que o novo M3 a combustão e o elétrico devem se diferenciar mais pelos emblemas instalados. Aliás, ele quer que o M3 elétrico tenha um desempenho mais que satisfatório para brigar com modelos como Porsche Taycan e Mercedes-AMG C63.

Neue Klasse
BMW Neue Klasse EV Concept [Divulgação]

Existem empecilhos

Durante o bate papo, Frank pontuou que a marca está trabalhando em motores a combustão que atendam as rígidas normas de emissão. É por isso que o público pode esperar por modelos com esta propulsão por mais tempo sendo fabricados pela montadora. Um ponto tocado na conversa foi sobre o peso dos modelos elétricos.

O que acontece é que para esses veículos terem autonomia ampla, baterias grandes e pesadas são instaladas. Desse modo, o peso final do modelo acaba por ser alto e o desempenho será prejudicado. Porém, Frank acredita que se a infraestrutura de carregamento melhorar, modelos como o novo BMW M3 podem ser mais leves.

BMW M3 CS
BMW M3 CS [Divulgação]

Na sua visão, quanto mais carregadores públicos forem instalados, menores serão as baterias usadas nos carros. De acordo com ele, no futuro vão haver diversos carros elétricos e aqueles com alto desempenho também ganharão sistema 100% elétrico de propulsão. Por isso, a divisão M da BMW está focada em criar carros elétricos ágeis e envolventes.

Frank ainda disse que o novo M5, que se tornou um híbrido plug-in e é mais pesado do que a geração anterior, mostra como a tecnologia de gerenciamento de energia pode diminuir o impacto do alto peso. Paralelamente, ele pontuou que já dirigiu os protótipos dos carros elétricos da linha M.

BMW M3 CS
BMW M3 CS [Divulgação]

Base consolidada

E disse que eles são muito legais. Portanto, o público pode esperar que o novo BMW M3 elétrico também se destaque no quesito desempenho. Outro destaque das futuras novidades da marca é a possível adoção do sistema de quatro motores. Assim, há possibilidade da aplicação da vetorização de torque nas quatro rodas.

Mas, além disso, é necessário também ter uma central que envia força para cada roda do modelo. Esse sistema ajuda na estabilização e até frenagem dos modelos. Van Meel disse ainda que os novos BMW M3 a combustão e elétricos da divisão M usarão os motores que a montadora produz. Só que, com modificações focadas no desempenho.

Novo BMW M3 Competition Track verde em foto 3x4 frontal na estrada
Novo BMW M3 Competition Track [Divulgação]

No entanto, ainda não há uma data oficial para a chegada dos novos M3 a combustão e elétrico e nem se eles virão ao Brasil.

O que você achou dessa história? Conte nos comentários