A fim de atender toda a clientela, a BMW vai oferecer o novo BMW M3 com motor de seis cilindros em linha ou 100% elétrico. O modelo tem lançamento previsto para acontecer apenas em 2028. Além disso, ambos estão sendo projetados para terem de série um desempenho capaz de arrancar sorrisos dos seus condutores.
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O que acontece é que o atual motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha passou por ajustes para atender as rígidas normas de emissão. Assim, ele viverá por mais tempo no mercado. Mesmo assim, a montadora também trará a versão elétrica do futuro M3. Ela será totalmente nova e usará a arquitetura Neue Klasse de base.
Entrevistado pela equipe do portal Autocar, Frank Van Meel, CEO da BMW M, contou que o novo M3 a combustão e o elétrico devem se diferenciar mais pelos emblemas instalados. Aliás, ele quer que o M3 elétrico tenha um desempenho mais que satisfatório para brigar com modelos como Porsche Taycan e Mercedes-AMG C63.
Existem empecilhos
Durante o bate papo, Frank pontuou que a marca está trabalhando em motores a combustão que atendam as rígidas normas de emissão. É por isso que o público pode esperar por modelos com esta propulsão por mais tempo sendo fabricados pela montadora. Um ponto tocado na conversa foi sobre o peso dos modelos elétricos.
O que acontece é que para esses veículos terem autonomia ampla, baterias grandes e pesadas são instaladas. Desse modo, o peso final do modelo acaba por ser alto e o desempenho será prejudicado. Porém, Frank acredita que se a infraestrutura de carregamento melhorar, modelos como o novo BMW M3 podem ser mais leves.
Na sua visão, quanto mais carregadores públicos forem instalados, menores serão as baterias usadas nos carros. De acordo com ele, no futuro vão haver diversos carros elétricos e aqueles com alto desempenho também ganharão sistema 100% elétrico de propulsão. Por isso, a divisão M da BMW está focada em criar carros elétricos ágeis e envolventes.
Frank ainda disse que o novo M5, que se tornou um híbrido plug-in e é mais pesado do que a geração anterior, mostra como a tecnologia de gerenciamento de energia pode diminuir o impacto do alto peso. Paralelamente, ele pontuou que já dirigiu os protótipos dos carros elétricos da linha M.
Base consolidada
E disse que eles são muito legais. Portanto, o público pode esperar que o novo BMW M3 elétrico também se destaque no quesito desempenho. Outro destaque das futuras novidades da marca é a possível adoção do sistema de quatro motores. Assim, há possibilidade da aplicação da vetorização de torque nas quatro rodas.
Mas, além disso, é necessário também ter uma central que envia força para cada roda do modelo. Esse sistema ajuda na estabilização e até frenagem dos modelos. Van Meel disse ainda que os novos BMW M3 a combustão e elétricos da divisão M usarão os motores que a montadora produz. Só que, com modificações focadas no desempenho.
No entanto, ainda não há uma data oficial para a chegada dos novos M3 a combustão e elétrico e nem se eles virão ao Brasil.
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