Pelo menos será eletrificado

Novo BMW M3 não será PHEV e sim híbrido-leve

A BMW confirmou que o novo M3 chegará ao mercado com um conjunto híbrido-leve. Isso para que ele não seja tão pesado

Novo BMW M3 Competition Track verde em foto de dianteira na estrada com árvores no fundo
Novo BMW M3 Competition Track [Divulgação]

De olho nas rígidas normas de emissões de poluentes, a BMW já prepara grandes novidades para o novo M3. A futura geração do esportivo deverá ser lançada até o final desta década, vai seguir com o motor de seis cilindros em linha e será eletrificado. Contudo, a marca não quer que ele fique tão pesado quanto o novo M5 ficou por ser híbrido plug-in e por isso o novo M3 chegará híbrido-leve.

Quem revelou essa novidade foi o chefe de desenvolvimento da BMW M, Dirk Häcker, em entrevista para a equipe do Carscoops. Na visão de Dirk, não faz sentido adicionar o peso extra do conjunto híbrido plug-in se o modelo não pode se beneficiar de uma autonomia elétrica utilizável e ele confirmou que o novo M3 também terá uma versão 100% elétrica sendo oferecida ao lado do modelo a combustão.

O novo BMW M3 tanto híbrido-leve quanto elétrico vão usar a plataforma Neue Klasse, a qual estreará já no próximo ano com o SUV elétrico iX3. Depois, o novo Série 3 virá com essa nova arquitetura em 2026. Tempos depois o público verá o novo M3 elétrico e por último o M3 híbrido-leve de 48V.

BMW M3 CS
BMW M3 CS [Divulgação]

Vai ter potência de sobra

A potência total do novo M3 híbrido-leve ainda não foi declarada oficialmente, mas deve gravitar nos arredores de 600 cv. Vale pontuar que o atual M3 Competition pode chegar a ter 542 cv na versão CS. Por sua vez, o futuro M3 elétrico deverá ter mais potência do que o modelo eletrificado parcialmente. No entanto, não é certeiro que ele conte com os quatro motores de 1.340 cv.

Segundo números da própria BMW, o modelo da linha M mais procurado pelos clientes é o i4 M50, que é um sedã elétrico e que é oferecido também no Brasil. A linha M acredita ainda que os modelos elétricos dominarão cerca de 80% das vendas até o final da década e o restante será composto pelas negociações com carros a combustão e os híbridos plug-in.

Novo BMW M3 Competition Track verde em foto 3x4 traseira na estrada
Novo BMW M3 Competition Track [Divulgação]

Você teria o novo BMW M3 híbrido-leve ou o elétrico? Teria um esportivo 100% elétrico em sua garagem? Conte nos comentários