Se para um bom entendedor meia palavra basta, a sigla M3 diz muito quando o assunto é desempenho brutal. A boa notícia é que os sedãs superesportivos da BMW chegaram ao nosso mercado atualizados, tanto por fora quanto por dentro, e com novos sistemas de auxílio à condução.
Oferecido nas variantes Competition e Competition Track, o BMW M3 tem preços a partir de R$ 858.950 e R$ 961.950, respectivamente. Mas, o que mudou nesses dois jatos de três volumes e quatro portas, capazes de arrancar largos sorrisos?
Basicamente, o exterior foi modificado com novos faróis, que agora exibem luzes verticais, enquanto os para-choques dianteiro e traseiro, assim como as saias laterais, são exclusivos da BMW M. As rodas de 19 polegadas no eixo frontal e de 20 polegadas na traseira completam o pacote.
As mudanças na cabine do BMW M3
Ao abrir a porta, o habitáculo revela o BMW Live Cockpit Professional, com a tela curvada composta por uma de 12,3 polegadas dedicada ao quadro de instrumentos e outra de 14,9 polegadas para o multimídia. Uma mudança significativa é o volante repaginado, que traz a base achatada e a marcação de 12h em vermelho na parte superior. As saídas de ar-condicionado também foram redesenhadas.
Na configuração Competition Track, os bancos são esportivos, com formato de concha e estrutura construída em fibra de carbono. Modificações foram feitas no exterior e na cabine, mas e sob o capô?
Lá está uma verdadeira usina de força. Os BMW M3 Competition e Competition Track utilizam um motor de seis cilindros em linha 3.0 biturbo, em trabalho conjunto com um câmbio automático de oito marchas, para render 510 cv a 6.250 rpm e brutos 66,3 kgfm na faixa entre 2.750 e 5.500 rpm. Todo esse poderio é enviado ao eixo traseiro.
São números de desempenho que permitem um 0 a 100 km/h em só 3,9 segundos e velocidade máxima de 290 km/h. Para domar esse apetite, o BMW M3 Competition traz discos de freio duplamente ventilados e perfurados de 380 mm (dianteira) e 370 mm (traseira), mordidos por pinças de seis pistões na frente e uma atrás.
Na configuração BMW M3 Competition Track, são empregados discos duplamente ventilados e perfurados de carbono-cerâmica, medindo 400 mm na frente e 380 mm atrás, com pinças de seis pistões na frente e uma atrás. Além de serem dois canhões, ambos os BMW M3 transmitem um pacote tecnológico embarcado.
Tecnologia a bordo
O M Drive Professional, com o M Drift Analyzer, registra a duração, a distância percorrida, a linha e o ângulo de drift, com uma classificação exibida no display. Já o M Laptimer fornece tempos de volta e análise de performance quando utilizado em pista.
Adicionalmente, o M Traction Control oferece ajustes na aceleração, na curva de torque e na programação dos sistemas de controles eletrônicos de tração e estabilidade. O sedã também inclui: Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus, assistente de farol alto, faróis BMW Full LED Adaptativos, M Head-Up Display, carregamento de smartphone por indução e ar-condicionado de três zonas, com saídas redesenhadas.
Esses sistemas acompanham o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informações de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW.
Além disso, o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant) é capaz de executar funções ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW” ou qualquer outra frase programada pelo motorista. O BMW M3 também pode se conectar à Amazon Alexa e casas inteligentes, além de receber atualizações remotas de software.
Preços de lançamento:
BMW M3 Competition – R$ 858.950
BMW M3 Competition Track – R$ 961.950
O que você achou dos novos BMW M3? Você compraria um deles ou optaria por outro esportivo alemão? Deixe sua opinião nos comentários!