Agora resta apenas o Insignia no portfólio da Opel para a marca finalmente romper o último laço que tem com a Chevrolet. Apresentado na Europa, o Astra 2022 de sexta geração deixou de lado o parentesco com o Onix e seus irmãos para se juntar à Peugeot e toda família Stellantis. Nem é preciso dizer que ele tem zero chances de ser vendido no Brasil.
Construído sobre a plataforma modular EMP2, a base do novo Astra é a mesma dos Peugeot 308, 3008 e 5008, além dos Citroën C5 Aicross e C5 X, também usada no Opel Grandland X. Graças a esse compartilhamento, o Astra 2022 passa a ter acesso aos motores turbo e eletrificados do lado PSA da Stellantis.
Ele conta com o 1.2 PureTech três cilindros turbo em versões de 108 cv e 128 cv. Já com diesel, a opção é o 1.5 BlueHDi quatro cilindros turbo de 128 cv. Nessas opções, a transmissão é sempre manual de seis marchas, com opção de automática de oito velocidades.
Astra THP
Mas o destaque da gama de motores fica por conta do conjunto híbrido. Ele toma como base o 1.6 THP quatro cilindros turbo já conhecido aqui no Brasil. No nosso país, esse motor é encontrado no C4 Cactus, 2008 e 3008. Contudo, no novo Astra 2022, ele recebe a companhia de um motor elétrico.
Assim, o hatch da Opel entrega 178 cv na versão de entrada ou 222 cv na variante mais cara. O motor elétrico sempre entrega 109 cv, a diferença está na potência do THP que, individualmente pode render 148 cv ou 178 cv. Vale lembrar que os carros híbridos não tem potência somada diretamente, já que nem sempre os dois motores atuam 100% juntos.
Nesse caso, a transmissão é sempre automática de oito marchas. A Opel declara que o Astra híbrido consegue rodar até 50 km com carga completa.
Maior do que nunca
Nessa nova geração, o Astra 2022 ficou maior. São 4,37 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,47 m de altura. Comparando ao Vectra GT (terceira geração do Astra e última vendida no Brasil), o novo modelo é 9 cm mais longo, 11 cm mais largo e 1 cm mais alto.
Já contra o Cruze Sport6, seu sucessor no Brasil, o Astra ganha em alguns pontos e perde em outros. São 7 cm a menos no comprimento, mas a largura é 6 cm maior no Opel. Já em altura, os dois praticamente empatam, mas o Cruze é 1 cm mais alto, tal qual o Vectra GT.
Novas referências
Visualmente o Astra está mais ousado do que antes. A dianteira tem faróis finos integrados à uma peça em plástico preto brilhante que faz as vezes de grade frontal. É o mesmo layout usado no novo Mokka, o que deixa os Opel parecidos até demais. Destaque para o vinco no centro do capô.
Linhas retas no para-choque dão destaque para a abertura de ar central ligada ao suporte das luzes de neblina. Olhando de lado, Astra e 308 trazem certa semelhança. Ambos têm linha de cintura alta, com vidro baixo e visual bem musculoso. No Opel há coluna C em forma de barbatana de tubarão.
Atrás o destaque vai para as lanternas finas de LED, que tem se tornado comum entre os modelos da marca. O nome Astra fica estampado na parte inferior da tampa do porta-malas em letras grandes e espaçadas.
Sem a mesma ousadia do Peugeot, o interior do hatch médio alemão aposta na sobriedade e elegância. A central multimídia e o painel de instrumentos digital formam um mesmo elemento, ainda que ambos tenham inclinações diferentes. As maçanetas vieram da Peugeot, enquanto o volante é totalmente novo.
Vale ressaltar o console central praticamente liso e com poucos botões. A manopla de câmbio minúscula nas versões automáticas faz lembrar o Volkswagen Golf MK8, o principal rival do Opel Astra 2022.
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