Os veículos da Jeep e RAM serão os primeiros a usar a nova plataforma da Stellantis, a STLA Frame. Ela foi projetada para sustentar os veículos com construção de carroceria sobre chassi, desde híbridos plug-in (BEV) a elétricos de alcance estendido (EREV) e até motores a combustão. Isso além de mostrar a versatilidade da plataforma, pode indicar planos do grupo de continuar produzindo veículos a combustão por mais algum tempo.
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A STLA Frame é a terceira das quatro novas plataformas globais BEV do plano estratégico Stellantis Dare Forward 2030. A primeira a ser apresentada foi a STLA Medium em julho de 2023, a segunda foi a STLA Large em janeiro deste ano e a mais recente é a STLA Frame. O grupo anunciou investimento de mais € 50 bilhões em eletrificação até 2030.
Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis se mostrou empolgado com a novidade: “A plataforma STLA Frame, assim como as STLA Medium e Large, oferece autonomia inédita e novos níveis de capacidade e desempenho superior, sendo referência em capacidade de carga e reboque. Isso atende aos clientes que buscam picapes e SUVs potentes para suas famílias ou negócios,” afirmou.
Os números grandiosos da nova plataforma da Stellantis
A plataforma STLA é voltada para veículos grandes. E quando dizemos grande, estamos falando de uma plataforma que varia de 5.486 metros a 5.943 metros. A distância livre do solo é de 26 cm, o que a torna capaz de atravessar até 60 cm de água, independentemente do trem de força. A capacidade de reboque é de incríveis 6.350 kg e a de carga é de 1.220 kg.
Essa plataforma pode suportar baterias de 200 kW a 350 kW que podem chegar a 800 km de autonomia em veículos do tipo BEV e 1.100 km de alcance em veículos do tipo EREV. Em um carregamento rápido de 800 volts é possível adicionar 161 km de autonomia com uma carga de apenas 10 minutos em um veículo BEV – um EREV em 400 volts pode atingir até 80 km em 10 minutos.
As metas de eletrificação da Stellantis foram reafirmadas em seu último comunicado sobre a plataforma. Ela informa que pretende atingir 100% do mix de vendas carros BEV voltados a passageiros na Europa e 50% do mix de vendas de carros BEV de passeio e caminhões leves nos EUA até 2030.
Está claro que a Stellantis continuará a investir em veículos eletrificados, mas sem abrir mão de veículos a combustão em alguns mercados. Considerando o DNA da Jeep, faz total sentido a sua estratégia.
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