![Kia Carnival 2021 [divulgação] Kia Carnival 2021 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/08/kia_carnival_71_edited-990x556.jpg)
Se o mercado de minivans médias e compactas já sucumbiu aos SUVs, os modelos de grande porte ainda encontrar seu lugar ao sol. Afinal, para fazer um SUV tão prático quanto elas e tão espaçoso, seria necessário apelar para medidas estratosféricas. Comprovando que minivans ainda tem vida longa, a Kia lançou a nova geração da Carnival.
Até ai poderia ser só mais uma minivan grande no mercado, criada para tentar bater a Chrysler Pacifica (e a Voyager), mas a Kia foi bem além com a Carnival 2021. Começa pelo fato de que ela agora carrega até 11 pessoas, não sete ou oito passageiros como suas rivais fazer. Uma pena que a marca sul-coreana não divulgou imagens dessa configuração de quatro fileiras.
Para evitar ser chamada de micro-ônibus, a Kia afirma que a nova Carnival é um Grand Utility Vehicle, ou GUV para os íntimos. É uma tentativa de encaixar o modelo familiar se alguma maneira entre os SUVs.
Motor de Azera
Debaixo de seu curto capô residem duas opções de motor V6 a gasolina baseado no mesmo propulsor usado no Hyundai Azera vendido no Brasil. Há opção de 268 cv e 32,9 kgfm de torque na versão com injeção multiponto ou 290 cv e 36,2 kgfm na versão com injeção direta. Com diesel a opção é um 2.2 quatro cilindros de 200 cv e 44,9 kgfm.
Isso permitiu que a minivan passasse a ser equipada com diversos sistemas de condução semiautonoma, como piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa e estacionamento automático. Somam-se à lista de itens tecnológicos frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego.
SUV não, GUV!
Além de toda tecnologia, o visual da minivan também merece atenção. Fugindo da fórmula clássica das minivans mais pacatas, ela tem desenho ousado e parrudo para tentar simular uma pose de SUV. o capô reto e os arcos de roda bem marcados denunciam essa tentativa.
Na dianteira os finos faróis se integram elegantemente à grade frontal, que tem tramas internas diferentes para cada versão. A coluna A pintada em preto permite teto com pintura contrastante como nos SUVs, enquanto a larga coluna C cromada da um toque de elegância.
A traseira segue à risca a nova linguagem visual da Kia e incorpora lanternas conectadas bastante finas e posicionadas bem ao alto da tampa do porta-malas. Já por dentro ela apela para o luxo com linhas horizontalizadas, muito couro e central multimídia conectada ao painel de instrumentos digital como nos Mercedes-Benz.
>>Somente com SUV Seltos, Kia vende mais que VW, Renault e Ford na Índia