.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Minivan híbrida

Nova Kia Carnival Hybrid é bem mais econômica e chega em 2025 

Nova Kia Carnival Hybrid promete médias próximas a 14 km/litro na cidade. Mas não terá mudanças visuais externas

Imagem mostra frente da nova Kia Carnival Hybrid
Nova Kia Carnival Hybrid [divulgação] | Imagem de divulgação

A nova Kia Carnival reserva novidades para 2025. A quarta geração minivan de oito lugares trocará o motor V6 3.5 aspirado a gasolina por um conjunto híbrido (HEV). A Carnival Hybrid 2025 não deve passar por mudanças visuais externas. A Kia deve concentrar as novidades em baixo do capô. Com isso, podemos esperar um consumo de combustível mais interessante que o atual.  

De acordo com apuração feita pelo Autoesporte, o lançamento ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2025. A nova Kia Carnival Hybrid será oferecida em versão única com valores entre R$ 650.000 e R$ 700.000. O interior deve ser praticamente o mesmo, com exceção das nova central multimídia de 12,3 polegadas e painel de instrumentos de 14,6 polegadas.  

A Kia Carnival Hybrid combinará o motor 1.6 Smartstream TGDi quatro-cilindros 16V turbo a gasolina de 180 cv de potência e 27 kgfm de torque com um motor elétrico síncrono de imãs permanentes de 74 cv e 31 kgfm de torque. A potência combinada é de 245 cv e o torque combinado é de 237,5 kgfm. O câmbio é automático de seis velocidades.  

Imagem mostra lateral da nova Kia Carnival Hybrid
Nova Kia Carnival Hybrid [divulgação]

Uma curiosidade é que o motor 1.6 turbo a gasolina usado na nova Carnival é o mesmo do Hyundai Creta 2025, só a calibração que é diferente. A nova Carnival com o conjunto híbrido tem 27 cv a menos que com o V6 de 272 cv potência. Mas entrega 2,3 kgfm de torque a mais.

Com essa equação é difícil apontar o novo 0 a 100 km/h da minivan. Teremos que esperar até o lançamento para saber. Mas esperamos algo próximo a marca atual de 8,5 segundos.  

Consumo da nova Kia Carnival Hybrid 

Em relação ao consumo, a nova Kia Carnival contará com baterias de íons de lítio de 1,49 kWh de capacidade. Vale lembrar que estamos falando de um HEV. Ou seja, não há recarga externa, todo a alimentação é gerada pelo motor a combustão ou frenagens regenerativas. 

O consumo de combustível terá ganhos significativos. Com o motor V6 a gasolina o consumo é de 7,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Já a Carnival Hybrid faz 14,5 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, segundo o ciclo americano EPA. Mas esses números devem mudar um pouco no Brasil.  

O que você achou das novidades da Kia Carnival Hybrid? Conte para nós nos comentários.