.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Mudanças em prol do consumo!

Nova Fiat Toro 2027 terá faróis futuristas e tecnologia híbrida

A caminhonete Fiat Toro passará por mudanças significativas, com destaque para o visual renovado e a inclusão da tecnologia híbrida

Fiat Toro 2027 flagrada com a dianteira camuflada
Fiat Toro [@placaverde] | Fiat Toro [@placaverde]

A Fiat Toro foi lançada no Brasil em 2016 e, no ano que vem, completará dez anos de presença em nosso mercado. O utilitário monobloco passará por sua segunda reestilização, como comprovam as imagens publicadas pelo perfil @placaverde no Instagram. A caminhonete foi flagrada nos arredores de Goiana (PE), onde fica a fábrica da Stellantis.

Os protótipos, sob forte camuflagem, mostram tanto a dianteira quanto a traseira completamente ocultas — mudanças aguardadas desde o ano passado. Essas atualizações na Fiat Toro já foram confirmadas pela Stellantis Argentina, indicando alterações significativas para manter o modelo competitivo, segundo informações da Autoesporte.

A Toro reestilizada deverá estrear como linha 2027. Os protótipos camuflados escondem faróis com novo arranjo interno e luzes diurnas em LED com efeito pixelado — o mesmo estilo do recém-atualizado Fiat Argo. A Fiat também deve modificar a grade frontal e fazer leves retoques na parte inferior do para-choque.

Ainda estão previstas ainda rodas redesenhadas, variando conforme a versão. Na traseira, as lanternas também exibirão um novo arranjo interno. Já ao abrir a porta, a cabine deverá seguir as mudanças externas, com ajustes pensados para atender às expectativas dos consumidores.

A Fiat Toro terá mudanças só na carroceria e na cabine?

O visual, no entanto, não será a única mudança significativa da caminhonete intermediária. Conforme apurado por Auto+, a Fiat está preparando vários níveis de eletrificação para a Toro 2027. A caminhonete ganhará motor 1.3 quatro cilindros turbo semi-híbrido. O sistema será de 48V, mais complexo que o semi-híbrido 1.0 turbo de Pulse e Fastback. Com ele, haverá redução forte de consumo de combustível.

Essa tecnologia permitirá melhores números de consumo de combustível, especialmente em congestionamentos. Um dos truques será o sistema coasting, que desliga o motor na estrada ou em velocidade constante, permitindo que o carro se mova em uma espécie de banguela eletrônica. Isso só será possível com a troca do câmbio automático de seis marchas pela caixa de dupla embreagem, provavelmente com seis ou sete marchas.

Fiat Toro Volcano 2.2 vermelha, vista de trás e com poeira
Fiat Toro Volcano 2.2 2025 [Divulgação]

A Fiat Toro 2027 pode ser um dos modelos a estrear o sistema HEV da Fiat. A Stellantis já vem trabalhando em um motor híbrido regular para a plataforma Small Wide e a caminhonete deve ser uma das protagonistas do sistema que pode usar o motor 1.3 turbo hoje presente na linha. A previsão de lançamento é para o segundo semestre.

Há um forte estudo para que ela receba motor PHEV também baseado no 1.3 turbo. Esse sistema é o 4xe hoje usado no Jeep Compass. A engenharia brasileira têm trabalhado fortemente na melhoria energética para bater os chineses. O único motor que fica sem alteração é o recém-lançado 2.2 turbo diesel.

Fiat Toro Volcano 2.2 prata, vista de frente e andando em estrada de terra - Lançamentos Fiat 2025
Fiat Toro Volcano 2.2 2025 [Divulgação]

Quais são as suas expectativas para a Fiat Toro reestilizada? Caso seja dono ou ex-proprietário, compartilhe sua experiência nos comentários!