.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Ela deve chegar em 2026

Nova caminhonete da Volkswagen virá semi-híbrida ao Brasil

A Udara ou Projeto VW 247 será a nova caminhonete intermediária da Volkswagen e ela estreará o motor semi-híbrido da marca no Brasil

Volkswagen Tarok Concept [divulgação]
Volkswagen Tarok Concept [divulgação]

De olho no sucesso de modelos como Fiat Toro e Chevrolet Montana, logo mais a Volkswagen lançará sua caminhonete intermediária, conhecida por Udara. Ela chegará apenas em 2026, será produzida no Paraná, vai usar a plataforma MQB A0 e terá mais destaques. Aliás, ela estreará o motor 1.5 eTSI EVO 2, que é semi-híbrido aqui no Brasil.

Quem adiantou essa novidade foi o portal Autos Segredos. Lá fora, a Volkswagen já utiliza esse propulsor. Mas, ele pode ser semi-híbrido, híbrido convencional, a combustão e até híbrido plug-in. Todavia, o Brasil conhecerá inicialmente o primeiro sistema. Ainda nesse sentido, esse novo motor será produzido em São Carlos, no interior de São Paulo.

Movido a gasolina (mas que deve virar flex), o propulsor entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. A potência é similar a que os brasileiros conhecem por meio do motor 1.4 turbo flex da marca. Porém, o 1.5 eTSI EVO 2 incorpora o sistema elétrico de 48V. Ele funciona como um substituto do motor de arranque e alternador e pode fornecer mais potência ao propulsor a combustão.

Volkswagen Tarok [divulgação]

Já foi vista em testes

A sua bateria será de lítio. Além disso, o sistema semi-híbrido será implantado a fim de reduzir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustível. Porém, ao ser produzido no Brasil, ele se tornará flex e poderá ter mais potência do que os 150 cv atuais. A transmissão da Udara ou Projeto VW 247 será automatizada de dupla embreagem de sete marchas.

A nova caminhonete intermediária da Volkswagen será fabricada em São José dos Pinhais, no Paraná. Segundo a Autoesporte, a Udara (nome interno) estará sendo montada ao lado do SUV compacto T-Cross e do sedan Virtus. Aliás, ela foi flagrada há um tempo usando o sedan como uma espécie de protótipo.

[Falando de Carro]

O que acontece é que a Udara terá comprimento nos arredores de 4,70 m. Ela ainda pegará emprestado partes da carroceria do T-Cross, porém terá elementos da carroceria exclusivos. De acordo com a Mobiauto, a Udara ou Projeto VW 247 usará suspensão com eixo rígido. Dessa forma, consegue acomodar mais carga na caçamba.

No entanto, mesmo já flagrada em testes, a nova caminhonete intermediária da Volkswagen ainda vai demorar para chegar. Como ela quer brigar com Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, seu preço deverá estar próximo ao de suas rivais.

Volkswagen Tarok [Falando de Carro]
Volkswagen Tarok [Falando de Carro]

Como será que vai ser o visual da Udara? Está animado para vê-la de perto? Conte nos comentários