Atualmente, há um embrolho jurídico sobre os novos impostos europeus sobre os carros elétricos produzidos na China. No entanto, um pequeno veículo eco-friendly está chegando ao Velho Continente.
Ele é o Leapmotor 03, um subcompacto que teve as primeiras unidades produzidas na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia. As informações são da Reuters e foram publicadas no site InsideEVs Brasil.
A Leapmotor é uma joint venture originária da aliança entre o grupo asiático e a Stellantis. De acordo com os dados, a fábrica polonesa também abrigará o projeto A12, um futuro utilitário esportivo da chinesa Leapmotor para o mercado europeu.
Tanto o Leapmotor 03 quanto o SUV entrarão em produção em massa no próximo mês de setembro e no início de 2025, respectivamente. O custo produtivo na Polônia, segundo a Reuters, é de 400 a 500 euros por carro.
Contudo, até o momento, falta uma confirmação oficial da Stellantis, que assinou um acordo com a Leapmotor em outubro de 2023 para assumir 21,2% das ações ao preço de 1,5 bilhão de euros (aproximadamente R$ 8.812.449.180, em conversão direta).
No último mês de maio, no entanto, nasceu a joint venture Leapmotor Internacional, responsável pela construção de veículos na Europa, o que resultará no pagamento de impostos para a Comissão Europeia, e também pela importação do SUV C10.
Na ocasião, também veio a confirmação da Stellantis de que os carros da Leapmotor poderão ser comercializados em nosso mercado, mas não há uma data certa para o início das vendas nem quais modelos serão comercializados.
O que você achou dos modelos da Leapmotor? Escreva nos comentários!