A Volkswagen iniciou com a terceira geração do Tiguan o seu forte ciclo de renovações dos SUVs. Enquanto aqui no Brasil teremos muito em breve as reestilizações de Nivus, T-Cross e Taos, lá fora a marca já trabalha na nova geração do T-Roc. Indisponível aqui, o modelo é o SUV do Golf e faz a ponte entre T-Cross e Tiguan, sendo mais esportivo que o Taos.
Contextualizando melhor o posicionamento do T-Roc: na Europa, o modelo é o terceiro SUV na linha Volkswagen. Ele cumpre o mesmo papel do Taos por aqui, mas é mais refinado e menor, tendo pegada esportiva. Isso só é possível porque na Europa o T-Cross é mais curto e o Tiguan tem versão de cinco lugares.
Mesmo ficando apertado entre dois modelos de porte semelhante, ele é o carro mais vendido da Volkswagen no Velho Continente. No ano passado, ele superou o Golf pela primeira vez na história e é o terceiro carro mais vendido entre todas as montadoras. Para manter o sucesso, o SUV do Golf vai ganhar toques de esportividade.
Pai do Nivus
Flagrado pela revista Autocar desfilando na neve, a segunda geração do Volkswagen T-Roc adotará estilo cupê. O vidro traseiro ficará mais inclinado, enquanto a linha de cintura vai subir e o teto será mais baixo. De lado, fica clara a inspiração no irmão menor Nivus, vendido na Europa como Taigo. Mas também há um certo toque de Porsche Macan EV.
Como sempre, a Volkswagen é criativa com suas camuflagens, dando ao T-Roc de segunda geração adesivos que simulam a frente do Taos e traseira igual ao modelo atual. Tudo para disfarçar o que há de novo de fato por ali. Só quie a frente bem mais bicuda que o típico dos SUVs da VW já mostra que boa dose de novidade vem aí.
A traseira deve receber lanternas mais finas e, ao que aparenta a camuflagem, serão conectadas na parte central. Se seguir o que foi feito em T-Cross, Nivus e no novo Tiguan, as lanternas serão pretas e decoradas com LEDs vermelhos. Por dentro, o modelo receberá central multimídia flutuante e novo painel digital.
Tudo quanto é tipo de motor
Já que é derivado do Golf, o Volkswagen T-Roc seguirá as mudanças feitas no irmão. Ele migra para a plataforma MQB Evo, que permite maior dose de eletrificação. O SUV deve ganhar uma versão híbrida plug-in com o mesmo conjunto do Golf GTE. Além disso, terá versões 1.0 TSI, 1.5 TSI e 2.0 TSI (inclusive a esportiva R).
Como no Brasil o Taos cumpre o papel do T-Roc, é difícil que o modelo seja oferecido por aqui. Contudo, com uma versão híbrida e aparência de cupê ressaltada, quem sabe a Volkswagen não oferece o SUV por aqui como alternativa ecologicamente correta? Afinal, ela não tem nenhum híbrido no nosso país.
Você gostaria que o T-Roc fosse vendido no Brasil? Conte nos comentários.
>>VW Polo deixa de ser feito na Europa e muda para a África do Sul
>>Nivus gringo ganha mais potência, mas ainda perde para o Brasil
>>Volkswagen lança Polo Robust com pegada de SUV