Mais uma vez o Ministério de Patentes da China estragou um segredo mundial. O inédito SUV cupê Chevrolet Seeker foi revelado antes da hora no país asiático mostrando como será o sucessor do Tracker nos EUA. É bastante provável até que ele adote o nome Trax na Terra do Tio Sam, batismo pelo qual o Tracker usava na geração passada ainda à venda por lá.
Ainda há poucas informações sobre qual plataforma o novo SUV utilizará, se será a global GEM usada pelo Onix ou se uma versão encurtada da base do Equinox. As medidas, porém, já são conhecidas: com 4,53 m de comprimento ele é 26 cm maior que o Tracker. Ou seja, é maior que um Jeep Compass e está bem longe de ser um rival do VW Nivus.
Na largura são 1,82 m, o que faz do Chevrolet Seeker 3 cm mais largo que o Tracker e 1 cm maior que o Compass. Já em altura são 1,56 m, exatos 6 cm a menos que o SUV de entrada da GM no Brasil por conta do perfil cupê. É a única medida na qual o Seeker se aproxima do Nivus, que tem 1,52 m de altura.
Um motor para a Montana?
Segundo o ministério de patentes da China, o Seeker é equipado com motor 1.5 quatro cilindros turbo de 180 cv e tem velocidade máxima de 205 km/h. Em geral, os carros da plataforma GEM usam somente motores três cilindros. Contudo, caso o SUV cupê use essa base, ela pode ter passado por melhorias para receber o motor maior e mais potente.
Isso abre um ponto de interesse bastante importante para o Brasil. Com 180 cv, o 1.5 turbo da GM poderia facilmente ser usado na nova Montana, o que a colocaria no mesmo nível das novas Fiat Toro e Renault Oroch. As futuras rivais da Montana têm motor 1.3 turbo com 185 cv na Toro e 170 cv na Oroch.
Tracker cupê?
Apesar de já desconfirmado para o Brasil, o Chevrolet Seeker faria bastante sentido para o nosso mercado para atuar entreTracker e Equinox, brigando com Corolla Cross, Taos e Compass. O visual deixa clara a mescla de elementos dos dois SUVs. Agressiva, a dianteira tem faróis divididos, com parte inferior vertical e com projetores.
A parte superior do conjunto óptico se liga à grade frontal, que tem nova interpretação da linguagem global da Chevrolet. O formato é o mesmo de todos os modelos da marca, mas ela é dividida por um friso cromado que forma um Y ao quase sair da abertura de ar. Uma das pernas serve de base para os faróis.
A lateral é curiosamente idêntica à do Tracker, com linhas posicionadas exatamente da mesma maneira e com os mesmos ângulos. A diferença fica por conta do teto mais baixo, o que reforça a impressão de que o Seeker poderia ser o Tracker cupê. Já a traseira carece de personalidade, com lanternas idênticas às do Citroën C3 brasileiro e do Renault Kwid.
Para não dizer que são tão iguais aos subcompactos de baixo custo, a Chevrolet deu ao Seeker falsas saídas de ar logo abaixo das lanternas. O para-choque tem área preta generosa com luzes auxiliares logo abaixo. Os registros de patentes mostraram que o SUV terá também versão RS, que conta com detalhes em preto no lugar dos cromados e rodas pretas.
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