Poucos carros japoneses são tão emblemáticos quanto o Nissan GT-R. A atual geração R35 do Godzilla foi lançada em 2007, com design inspirado no conceito Skyline GT-R apresentado em 2001.
Então, o que podemos esperar da geração R36? Em entrevista à revista australiana Drive, o vice-presidente sênior da Nissan, François Bailly, comentou que o fabricante está comprometido em continuar fabricando carros esportivos. “Eu não fui contratado pela Nissan para construir uma minivan”, disse ironicamente.
O R36 não será lançado em breve, pois o executivo mencionou que a tecnologia EV não está pronta para esse tipo de aplicação de alto desempenho. No entanto, o conceito Hyper Force, mostrado no ano passado, é capaz de entregar 1.341 cv e sugeriu um caminho para um futuro GT-R totalmente elétrico.
O vice-presidente de engenharia de trem de força da Nissan Europa, Matthew Wright, conforme publicado em entrevista à Auto Express e reportado pelo site Motor1.com, disse que as baterias de estado sólido serão um divisor de águas, aumentando a velocidade de carregamento e a densidade de energia. Além disso, elas irão contornar um dos problemas atuais dos veículos elétricos: o peso, o que contribuiria para o desempenho.
Atualmente, o Nissan GT-R R35 pesa 1.753 kg e custa US$ 222.885 (algo em torno de R$ 1.197.672, em conversão direta, excluindo impostos e taxas).
A Nissan iniciará testes de protótipos de um veículo elétrico equipado com baterias de estado sólido em 2026, antes do lançamento de um modelo de produção em 2028. Mesmo assim, é improvável que um novo GT-R chegue até 2029 ou 2030.
No entanto, o GT-R pode não sobreviver por mais cinco ou seis anos. A publicação japonesa Mag-X informou que março de 2025 será o último ano para o atual GT-R. Trata-se de um rumor alimentado pelo anúncio da Nissan de uma produção limitada para o GT-R 2025 no Japão.
Vê-lo partir sem um substituto imediato seria triste. Afinal, já perdemos o Audi R8, e o Lamborghini Huracán está indo embora em breve, mas recebendo um sucessor equipado com um motor híbrido V-8.
Mesmo que estejamos recebendo um GT-R de próxima geração com um motor de combustão, ele não terá um motor a combustão interna totalmente novo. A Nissan disse recentemente que parou de gastar dinheiro no desenvolvimento de novos propulsores, então um R36 que não é totalmente elétrico provavelmente usaria uma evolução do venerável VR38DETT.
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