
A Nissan desistiu oficialmente do projeto da nova caminhonete baseada na Renault Niagara. Agora, o fabricante avalia outras alternativas para desenvolver uma substituta. Revelado há dois anos, o conceito tinha previsão de chegar ao mercado em 2026, com chances de desembarcar no Brasil em 2027 para competir com Fiat Toro, Chevrolet Montana e Ford Maverick.
A produção da nova caminhonete ficaria sob a tutela da Renault, na planta de Córdoba, na Argentina. A marca francesa ficaria responsável pela montagem dos dois modelos: a Niagara e a versão da Nissan — em uma parceria semelhante à que existe hoje para a produção da Frontier e da Alaskan.
Tanto a Niagara quanto o modelo da Nissan seriam feitas na fábrica do México. Com isso, essa decisão representa o fim de uma trajetória de seis anos de produção da Nissan na Argentina, que teve início com a fabricação da Frontier. Agora, com o cancelamento da caminhonete intermediária, o ciclo se encerra.

Projeto não agradou a alta cúpula da Nissan
Segundo apuração da Quatro Rodas, o projeto baseado na plataforma da Niagara não agradou à alta cúpula da Nissan. O presidente da Nissan Argentina, Ricardo Flammini, afirmou que novas possibilidades estão sendo avaliadas, incluindo análises de volume de vendas projetado para a região.
Apesar da saída da Nissan, a Renault segue envolvida no desenvolvimento da caminhonete intermediária — que também atuaria como substituta da Renault Oroch. Além disso, não há previsão oficial de lançamento. Paralelamente ao utilitário, a fabricante francesa também planeja produzir a nova geração do Kangoo na unidade de Córdoba.

Quais são suas expectativas para uma futura caminhonete da Renault? Se você é ou já foi proprietário de uma Oroch, compartilhe sua experiência nos comentários!